Palestrantes

Celso Ilgo Henz

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Pós-Doutorado pela Universidad de Sevilla Sevilla/Espanha. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do PPGE na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire, registrado junto à base do CNPq. Organizador de 05 livros, autor de capítulos de livros e artigos em periódicos. Desenvolve Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos com professores da educação básica.

Cleunice Fialho

 
Licenciada em História pela UFSM, tem especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos- UFRGS e Mestrado em Educação pela UFSM. Atuou também na educação municipal de Santa Maria de 1979 1983 e na educação estadual de 1983 a 2018.

Sandra Richter

Graduada em Educação Artística e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, Santa Cruz do Sul, RS. Líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação, Linguagem e Infância (UNISC), pesquisadora do Grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS)e do grupo LinCE – Linguagem, Cultura e Educação (UNISC). Dedica-se aos estudos na área de Educação, com ênfase na relação entre artes e infâncias, nos temas imaginação poética, dimensão poética da linguagem, artes plásticas, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 

Nara Ramos

Nara Ramos

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1997), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2004), Pós Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri – Espanha (2012-2013). Professora Associada III do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Linha Práticas Escolares e Políticas Públicas.

Rafael de Brito Vianna

Historiador, Mestre e Doutorando em Educação (Bolsista PROSUC-Capes Modalidade I) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Estudante e pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa “História, memórias e narrativas em Educação”. Tem como foco de interesse as políticas educacionais e os projetos de reestruturação curricular no Brasil e na América Latina ocorridos desde o processo de redemocratização até os dias atuais, especialmente para o Ensino Médio. Integra os Projetos de pesquisa: “Narrativas sobre políticas e experiências de Ensino Médio de Tempo Integral na América Latina” (UNISC) e “A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e na rede federal de Ensino Médio” de abrangência regional e nacional. Atualmente, desenvolve a Tese de Doutorado intitulada: “Políticas de Educação (De Tempo) Integral para as Juventudes: um Estudo De Casos Múltiplos em Escolas Públicas de Ensino Médio no Brasil e no Chile.”

Cleonice Tomazetti

Cleonice Tomazetti

Pedagoga. Mestrado em Educação (UFSM, 1998) e Doutorado em Educação (UFSC, 2004). Docente da carreira do magistério federal superior desde 1994 (1994 a 2017, na UFSM) e na UFSCar desde 2017. Professora Associada no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, atua no curso de Pedagogia, e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE, campi São Carlos. Dedica-se à área da Educação Infantil e nesta, aos temas da Formação Docente, das Políticas Educacionais, e das Práticas Cotidianas, orientando estudos, projetos de extensão e de pesquisas. É vice líder do Grupo de Pesquisa EDIPIC- Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto (CNPq).

Niqueli Machado

Niqueli Machado

Doutoranda em Educação na Linha Estudos sobre Infâncias, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2014). Especialista em Família e proteção Social (Ulbra Cachoeira do Sul). Graduada em Pedagogia-Supervisão escolar com habilitação em docência das Matérias Pedagógicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Experiência como professora de Educação Infantil. Pedagoga, Coordenadora de Educação Infantil, orientadora de estágios na Educação Infantil no curso de Pedagogia, docente em curso de Especialização em Educação Infantil. Professora em curso de Especialização em Docência Universitária EAD. Tem experiência na área de Educação e formação de professore s, com ênfase nos temas: infância, educação e pesquisa com crianças. Atualmente, atua como professora no curso de Pedagogia da Universidade Vale do Taquari e como Supervisora Pedagógica substituta no IFSul, Campus Venâncio Aires.

Giovana Alonso

Giovana Alonso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de 2014 a 2016, atuando em projetos de Contação de Histórias, Jogos Matemáticos e Alfabetização de Jovens e Adultos. Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica, desenvolvendo projetos de pesquisa na área da Educação Infantil, investigando as possibilidades das tecnologias da informação e comunicação para a formação e trabalho docente e Documentação Pedagógica. É membro discente do grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto (EDIPIC) da Universidade Federal de São Carlos, o qual tem por objetivo analisar e investigar as teorias e práticas que embasam a educação infantil, com foco nas práticas pedagógicas e na formação de professores. Atua como professora na Educação Básica desde 2018 e atualmente realiza pesquisas sobre Documentação Pedagógica, cultura infantil, culturas infantis, culturas escolares e culturas da infância.

Maria Isabel de Almeida

Maria Isabel de Almeida

Formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1981). Realizou Mestrado (1994), Doutorado (1999) e Livre Docência (2011) na área de Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e Pós-Doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona (2007). Iniciou a carreira docente como professora de História em escolas públicas e privadas de educação básica (1976/1996). Atualmente é Professora Associada III aposentada senior do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação desta Faculdade (2012-2014). Integrou a Comissão Central Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino/PAE junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP (2006-2016). Foi assessora da Pró-Reitoria de Graduação-USP (2006-2010). Coordena, em parceria, o grupo de pesquisa GEPEFE-FEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores), registrado no CNPq. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Didática da ANPEd ? Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2015-2017). Coordena a série de publicações sobre Ensino Superior junto à Cortez Editora. Tem se dedicado ao ensino e à orientação em cursos de Graduação e Pós-Graduação, às pesquisas nos campos da didática, formação de professores, políticas e reformas educacionais.

Carmem Maria Craidy

Carmem Maria Craidy

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1964), mestrado em Sciences de L`éducation – Université Paris Descartes (1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (aposentada) e conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, adolescentes em conflito com a lei e educação, legislação e políticas educacionais, violência e educação.