Rodas de Conversa

Nº de participantes: 20

Descrição: Pensar sobre as infâncias requer uma atenção especial para as diferentes formas de expressão que as crianças utilizam para se comunicar, produzir cultura e dar sentido ao que vivencia cotidianamente: suas diferentes linguagens. Por isso, esta roda de conversa busca suscitar reflexões sobre a ação pedagógica na creche,  pré-escola e anos iniciais  com foco no respeito às manifestações das diferentes linguagens das crianças, bem como, a valorização da infância como tempo de explorar, experimentar e sentir o mundo. Compreende-se que a infância abrange a faixa etária até os 12 anos incompletos, por isso, esta roda de conversa buscará propor um diálogo entre professores que atuam nas duas primeiras etapas da educação básica (Educação Infantil e Anos Iniciais).

Nº de participantes: 30 pessoas

Descrição: A Educação do Campo precisa ser vista, percebida e  vivida no âmago do ambiente escolar. Acredita-se que a sensação de pertencimento ao espaço e a compreensão ampla da realidade escolar, favorece o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, essa roda de conversa tem como objetivos ampliar a percepção, estimular novas práticas pedagógicas, valorizar o que já é desenvolvido e retomar ideias com o intuito de resgatar os valores da vida no campo e reconhecer que a essência do aluno, sua identidade cultural embasa saberes vivenciados na escola.

Nº de Participantes: 30 pessoas

Descrição: Considerando as inúmeras inovações tecnológicas que acompanhamos em nosso dia a dia é quase que imprescindível viver isto para nossas salas de aula. Ouvimos sobre metodologias ativas, ensino híbrido, sala de aula invertida, uso do tumblr e de inúmeros software educativos. Venha trocar experiências conosco.

Nº de participantes: 20

Descrição: A Roda de Conversa é a possibilidade para aprender com o outro, e a partir do outro, buscar discutir, refletir e apresentar práticas pedagógicas socioambientais que são desenvolvidas no âmbito da escola. A perspectiva interdisciplinar da Educação Ambiental está pautada na busca de alternativas para minimizar e auxiliar nas soluções dessas questões socioambientais.

Nº de participantes: 20 pessoas

Descrição: A Roda de Conversas sobre Educação Especial é um momento reflexivo acerca dos desafios vivenciados a cada dia no exercício da docência. O diálogo será pautado através dos relatos da prática, do envolvimento dos docentes da sala regular e da relação com os alunos. Assim, o seminário Caminhos em Educação Especial tem como objetivo o compartilhamento de experiências a fim de qualificar a construção da aprendizagem conforme as potencialidades dos estudantes.

Nº de participantes: 30 (público geral)

Descrição: A Roda de Conversa proposta tem como temática Leitura e Encantamento na Escola. Na ocasião, serão apresentados relatos de experiências, com o objetivo de que haja trocas de experiências entre os professores da Rede Municipal. Os relatos deverão versar sobre a temática em questão debatendo sobre: as práticas de leitura e contação de histórias nas escolas; como se dá a escolha destas histórias; a organização de tempos e espaços propícios; estratégias e recursos; os resultados obtidos / envolvimento das crianças; a valorização das práticas orais; registros / documentação.

Número de participantes: 20

Descrição: Socialização das práticas de gestão desenvolvidas na EMEF São João Batista, integradas entre o Pedagógico, Financeiro e administrativo.

Destacando a metodologia de temas geradores que viabilizam maior participação da comunidade escolar, estreitando a relação família e escola.

Nº de participantes: 20

Descrição: Nesse espaço será realizada uma problematização sobre as questões que permeiam a prática da Educação Física na escola na atualidade: problemas, críticas, novas ideias, perspectivas e possibilidades. Haverá uma exposição de algumas vivências práticas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal que priorizam o tratamento pedagógico com as práticas corporais, do jogo ao esporte, dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental