Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos poderá ser realizada para os/as participantes que efetuaram sua inscrição no evento, na categoria Relato de Práticas.

Sobre as Inscrições de Trabalhos
Período de inscrição de trabalhos: até  31 de julho de 2019.
Submissão exclusivamente online através da área de inscrição.
Inscrição de trabalhos 
Modalidades de apresentação de trabalhos:
  • Relato de Práticas
    Cada pessoa pode se inscrever para apresentar até 2 (dois) trabalhos, seja individual ou grupo, sendo 1 (um) em cada modalidade.
  • Normas para apresentação de trabalhos
    Em caso de trabalhos com vários/as autores/as, todos deverão inscrever-se no evento.
Os trabalhos devem conter título, nomes dos autores, e-mail(s) e instituição. Devem versar sobre relatos de práticas ou comunicação de pesquisa.
Orientações para apresentação dos trabalhos
 
Relato de práticas:
Estes trabalhos serão apresentados nas Rodas de conversa. Este será um espaço de trocas de experiências entre os professores inscritos. Serão inscritos para apresentação, em cada roda de conversa, 8 a 10 relatos de práticas, para melhor organização do tempo e qualidade do debate.
 Resumo de até 1000 caracteres com espaço, incluindo resumo e palavras chave. Formato da folha A4, letra Times New Roman (12), espaço (1,5), margens superior e inferior (3,0) e esquerda e direita (2.5). Logo abaixo do título, anunciar o eixo no qual irá participar.  Apresentar o tema considerando: Qual a motivação para iniciar a prática? O que se pretendia com essa prática? Quais os caminhos percorridos para o desenvolvimento da prática e as referências teóricas utilizadas? Quais os desdobramentos da experiência relatada? Referências bibliográficas.
 
EIXOS: 
  1.  Infâncias e suas linguagens
    Nº de participantes: 20
    Descrição: Pensar sobre as infâncias requer uma atenção especial para as diferentes formas de expressão que as crianças utilizam para se comunicar, produzir cultura e dar sentido ao que vivencia cotidianamente: suas diferentes linguagens. Por isso, esta roda de conversa busca suscitar reflexões sobre a ação pedagógica na creche,  pré-escola e anos iniciais  com foco no respeito às manifestações das diferentes linguagens das crianças, bem como, a valorização da infância como tempo de explorar, experimentar e sentir o mundo. Compreende-se que a infância abrange a faixa etária até os 12 anos incompletos, por isso, esta roda de conversa buscará propor um diálogo entre professores que atuam nas duas primeiras etapas da educação básica (Educação Infantil e Anos Iniciais).
  2. Educação do Campo: vivências e saberes
    Nº de participantes: 30 pessoas
    Descrição: A Educação do Campo precisa ser vista, percebida e  vivida no âmago do ambiente escolar. Acredita-se que a sensação de pertencimento ao espaço e a compreensão ampla da realidade escolar, favorece o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, essa roda de conversa tem como objetivos ampliar a percepção, estimular novas práticas pedagógicas, valorizar o que já é desenvolvido e retomar ideias com o intuito de resgatar os valores da vida no campo e reconhecer que a essência do aluno, sua identidade cultural embasa saberes vivenciados na escola.
  3. Tecnologias e educação
    Nº de Participantes: 30 pessoas
    Descrição: Considerando as inúmeras inovações tecnológicas que acompanhamos em nosso dia a dia é quase que imprescindível viver isto para nossas salas de aula. Ouvimos sobre metodologias ativas, ensino híbrido, sala de aula invertida, uso do tumblr e de inúmeros software educativos. Venha trocar experiências conosco.
  4. Educação Ambiental
    Nº de participantes:
    Descrição: A Roda de Conversa é a possibilidade para aprender com o outro, e a partir do outro, buscar discutir, refletir e apresentar práticas pedagógicas socioambientais que são desenvolvidas no âmbito da escola. A perspectiva interdisciplinar da Educação Ambiental está pautada na busca de alternativas para minimizar e auxiliar nas soluções dessas questões socioambientais.
  5. Caminhos em Educação Especial
    Nº de participantes: 20 pessoas
    Descrição:  A Roda de Conversas sobre Educação Especial é um momento reflexivo acerca dos desafios vivenciados a cada dia no exercício da docência. O diálogo será pautado através dos relatos da prática, do envolvimento dos docentes da sala regular e da relação com os alunos. Assim, o seminário Caminhos em Educação Especial tem como objetivo o compartilhamento de experiências a fim de qualificar a construção da aprendizagem conforme as potencialidades dos estudantes.
  6. Leitura e encantamento na escola
    Nº de participantes: 30 (público geral)
    Descrição:
    A Roda de Conversa proposta tem como temática Leitura e Encantamento na Escola. Na ocasião, serão apresentados relatos de experiências, com o objetivo de que haja trocas de experiências entre os professores da Rede Municipal. Os relatos deverão versar sobre a temática em questão debatendo sobre: as práticas de leitura e contação de histórias nas escolas; como se dá a escolha destas histórias; a organização de tempos e espaços propícios; estratégias e recursos; os resultados obtidos / envolvimento das crianças; a valorização das práticas orais; registros / documentação.
  7. Práticas de Gestão
    Número de participantes: 20
    Descrição: Socialização das práticas de gestão desenvolvidas na EMEF São João Batista, integradas entre o Pedagógico, Financeiro e administrativo. Destacando a metodologia de temas geradores que viabilizam maior participação da comunidade escolar, estreitando a relação família e escola.
  8. Educação Física escolar: vivências e possibilidades
    Nº de participantes: 20
    Descrição: Nesse espaço será realizada uma problematização sobre as questões que permeiam a prática da Educação Física na escola na atualidade: problemas, críticas, novas ideias, perspectivas e possibilidades. Haverá uma exposição de algumas vivências práticas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal que priorizam o tratamento pedagógico com as práticas corporais, do jogo ao esporte, dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental

Os resumos inscritos no evento serão publicados em ebook com ISBN.

Os autores que forem apresentar relato de práticas e desejarem publicar o seu texto como artigo completo, poderão fazê-lo enviando no momento da inscrição do evento no link http://www.sinprosm.com.br/7seminario/inscricao até o dia 31 de julho de 2019, seguindo as presentes orientações.
Os professores que eventualmente não consigam comunicar sua pesquisa ou fazer o seu relato de prática, por conta da limitação no número de apresentações, poderão enviar seus resumos/artigos completos para serem publicados no e-book, até o dia 31 de julho de 2019, seguindo as orientações contidas no Edital do e-Book no seguinte link: http://www.sinprosm.com.br/edital-012019-publicacao-do-e-book-autoria-e-saberes-docentes/