Documentário “Sinprosm: 30 Anos” disponível online

A história de lutas do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria virou filme. O documentário SINPROSM: 30 ANOS, resultado da parceria da entidade com a Toca Audiovisual, está disponível na página do Sinprosm no YouTube no endereço https://youtu.be/n8br-U6eJeE

Com direção de Fabrício Koltermann, direção de fotografia de Bruno Fenner, montagem de Daiane Bedin e roteiro de Paulo André Dutra, o filme recupera jornais, documentos, imagens e relatos de lideranças sindicais com atuação no sindicato e a perspectiva de novos professores da rede para o futuro da luta. Colaboraram as professoras Rosmari Pedrollo, Suseti Flores, Circe Rocha, Rúbia Brum, Martha Najar, Zilá Pozzobon, Leda Marzari, Cristina Rigão, Vera do Monte, Celma Pietczak, Juliana Moreira, Daniele Barros e Aline Pegoraro. A secretária Eva Maria Trindade, com quase 30 anos de serviços prestados à entidade, também é personagem do documentário.

O documentário foi lançado durante a programação oficial do Santa Maria Vídeo e Cinema, festival que a entidade co-promoveu. “Devemos valorizar o que nós temos hoje, os direitos adquiridos, aquilo que conseguimos enquanto categoria e trabalhadores, porque houve uma história de luta que nos antecedeu. Essa é a história que foi rememorada e resgatada neste documentário”, destacou a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical, Celma Pietczak na abertura da sessão. O momento histórico em que o Sinprosm completa 30 anos, em que se faz necessário reafirmar a importância da cultura, dos sindicatos, da organização social e da democracia, indica que a educação e as diversas formas de manifestações culturais precisam estar unidas para a defesa dos direitos, segundo ela.

Texto e fotos:Paulo André Dutra/Sinprosm