Educação rural no segundo episódio da websérie Ideias em Rede

Vem do distrito de São Valentim o trabalho destacado no segundo episódio da websérie Ideias em Rede, realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria como forma de divulgar projetos pedagógicos inovadores realizados pelos professores da rede municipal.

A valorização da vida do campo e o sentimento de pertencimento são os principais objetivos do projeto “Identidade Rural: conhecer, valorizar, pertencer” desenvolvido pelas professoras Ruth Marques e Elizarlete da Fontoura, da EMEF José Paim de Oliveira. Desde 2016, alunos das turmas de 6º e 7º anos, moradores da região, são estimulados a pesquisar e recontar as histórias da comunidade em prosa, poesia, teatro e música.

A produção do projeto tomou forma ao longo do tempo. “Nós tínhamos uma proposta no início que era a elaboração de um livro. Agora ele tornou-se concreto”, comemora a professora Elizarlete. “A gente escreveu um livro, uma coisa que não acontece todo dia. Significa que uma parte de nós está aqui”, relata a aluna Sianne Cáceres Rossi. O objetivo maior, no entanto, foi alcançado. “Os alunos começaram a ter a ideia principal do nosso projeto, que é o pertencimento. A valorização da cultura, da história e dos saberes do homem do campo”, descreve Ruth. A obra foi apresentada na Feira do Livro de Santa Maria em 2018 e o trabalho apresentado em vários eventos.

O segundo episódio do Ideias em Rede pode ser visto em nosso canal do You Tube (https://youtu.be/Z18sKcbAdMs) ou na página do Facebook (https://business.facebook.com/sinprosmprofessoresmunicipais/videos/328751544586374/)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>