É na luta que se APRENDE, se ENSINA e se EDUCA!

No dia 15 de setembro de 1989, no Instituto Olavo Bilac, ocorreu a reunião da comissão pró-formação do sindicato dos professores municipais. Nessa data foi criado o Sinprosm, aprovado o seu estatuto e eleita a diretoria provisória.

O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria – Sinprosm, desde sua fundação, vem lutando pela dignidade dos professores municipais, pela elaboração de um Plano de Carreira justo e por melhores salários, para que a categoria seja valorizada. Desde sua criação, o Sinprosm caracteriza-se como uma instituição democrática, de luta, independente do Executivo Municipal, em defesa do magistério. Protagonista de lutas constantes, mas cada professor precisa estar consciente de que sua participação é fundamental para tornar possível a valorização da categoria e a realização de suas reivindicações.

Atualmente o Sindicato possui mais de 1600 professores sindicalizados, que têm à disposição um série de serviços, tais como: representação na luta pela melhoria do Plano de Carreira do Magistério Municipal, assistência jurídica, atendimento personalizado na sede do Sinprosm para sanar dúvidas quanto aos direitos dos sindicalizados, biblioteca e videoteca sem custo de locação, acesso à Internet, serviço de cópias (Xerox), lista de prestadores de serviço e empresas conveniadas que oferecem desconto especial aos sindicalizados, aulas de Dança e Pilates oferecidas gratuitamente, jornal impresso mensal com informações relevantes aos professores, site, um salão de festas à disposição dos sindicalizados, além da realização do Seminário Educação em Foco, que trata de assuntos pertinentes sugerido pelos professores e é oferecido gratuitamente a todos os sindicalizados.