Negociação com Cezar Schirmer sobre Piso Nacional termina novamente sem respostas

Na tarde desta terça-feira (28), a coordenação do Sinprosm reuniu-se novamente com o prefeito Cezar Schirmer para tratar da integralização da Piso Nacional do Magistério.

O sindicato apresentou uma proposta na qual os 6,84% faltantes sejam pagos em até seis parcelas de 1,14% ao mês. A ideia da coordenação é garantir que o Piso seja alcançado até o final do mandato do atual chefe do Executivo, de forma a não abrir precedentes de não pagamento para o próximo prefeito, a considerar os riscos do acúmulo de perdas para a categoria.

A Secretária de Município de Finanças, Ana Beatriz Barros, alegou que ainda não é possível saber se o município terá condições orçamentárias para pagar o Piso, pois o fechamento das contas do trimestre só acontecem no início de julho. Pressionados pela coordenação, os representantes do Executivo marcaram uma reunião entre a secretaria e o sindicato para o dia 11 de julho, em que serão apresentados os novos números, para dar prosseguimento à negociação.

Apesar da reunião tratar fundamentalmente do pagamento do Piso, o prefeito Cezar Schirmer não se pronunciou a respeito de sua resposta à interpelação judicial do Sindicato, em que afirma que as negociações só ocorrerão na esfera legal. [Você pode ler a resposta na íntegra através do link ao final do texto]

Além das outras pautas da categoria, que devem ser esmiuçadas nesta quarta, em assembleia sindical, o prefeito recebeu em mãos um novo ofício pedindo o reajuste do vale-alimentação dos municipários, que não é revisado desde 2014.

Na reunião estiveram presentes também a Secretária de Município de Educação, Silvana Guerino, a Secretária de Gestão e Modernização Administrativa, Carolina Lisowski, o Secretário Especial de Coordenação do Desenvolvimento Institucional, Carlos Brasil Pippi Brizola e o Chefe do Gabinete do Prefeito, Ony Lacerda.

Ao final da reunião, o prefeito se mostrou descontente com a campanha publicitária encomendada pelo Sinprosm que passou a ser veiculada nesta semana. Deliberada pela categoria na última assembleia sindical, em abril, as peças – que são veiculadas em rádio, outdoor e busdoor – reivindicam a equiparação ao Piso Nacional, contratação imediata de professores e um plano de saúde compatível com o salário dos municipários.