O Gabinete do Prefeito enviou no final da tarde de ontem à Câmara de Vereadores o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores do município – entre eles, os professores. O valor, que já vale para a folha de maio e é retroativo a março, porém, ficou bem abaixo do que deveria: 6,41%. O número, que é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e portanto apenas uma correção da inflação, fica abaixo da metade do que esperava a categoria.  O Sinprosm entende que os salários dos professores devem ser reajustados através do índice igual ao do Piso Nacional do Magistério, que de 2014 para 2015 foi de 13,01%. A prefeitura tampouco utilizou o IPCA referente ao acumulado dos últimos 12 meses a partir de março, que, segundo o mesmo índice, é de 8,12%.

A coordenação do sindicato informa que o sindicato está desde janeiro, quando houve uma reunião para tratar exclusivamente dos planos de saúde, tentando uma audiência com o prefeito Cezar Schirmer. Não houve qualquer diálogo – nem com o Sinprosm nem com o Sindicato dos Municipários – no momento de definir o valor do reajuste. Schirmer utilizou-se da conjuntura econômica brasileira para justificar a ausência de um aumento real no salário dos professores. De acordo com o site da prefeitura, o prefeito “manifestou a preocupação do Executivo com a situação pública e notória de um quadro de dificuldade econômico-financeiro no País e no Estado”.