Professores fazem caminhada até a Câmara de Vereadores em terceiro dia de paralisação

Os professores da rede pública municipal encerraram há pouco, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, o terceiro ato das mobilizações da categoria.

Desde as 14h os professores reuniram-se em frente ao Palacete da SUCV, na Praça Saldanha Marinho, para chamar a atenção da população para sua pauta de reivindicações. Através de falas, músicas e gritos de ordem, os docentes exigem um reajuste salarial imediado de 18,24%, para que se alcance o Piso Nacional do Magistério; a cumprimento da lei que garante 1/3 da carga horária para planejamento; um plano de saúde compatível com o salário dos funcionários do município; e a realização das reuniões pedagógicas dentro da carga horária dos professores.

Às 16h, os professores saíram em marcha pela Av. Rio Branco em direção à Câmara de Vereadores, com gritos de ordem como “Professor na Rua! Prefeito a culpa é sua!” e “Schirmer, que papelão! Virou as costas pra educação!”.

Chegando na Casa do Povo, os manifestantes ocuparam as galerias e a sessão foi temporariamente interrompida. Os vereadores então abriram a tribuna livre para que os docentes se manifestarem. A coordenadora Lourdes Passos explanou aos edis sobre os atos realizados pela categoria nesses três dias de paralisação e sobre as pautas da categoria. Logo após, a coordenadora Jane May subiu à tribuna para ler a carta aberta aos vereadores, solicitando que eles façam o intermédio entre o sindicato e o prefeito, já que este não tem recebido à categoria, a despeito de todas as tentativas de marcar agenda.

O ato de hoje põe fim à greve de três dias, decidida pelos professores municipais em sua última assembleia. A expectativa é que o prefeito receba a coordenação sindical dentro dos próximos dias, para que seja levado um posicionamento oficial na próxima assembleia da categoria, que ocorrerá no dia 29 de março, a partir das 17h, no Salão da Catedral Diocesana.

Amanhã postaremos aqui, no perfil do Sindicato, a cobertura fotográfica completa da mobilização de hoje. Acompanhe.