Professores municipais e prefeito Schirmer retomam negociações pelo Piso
Na tarde desta quinta-feira (18), uma equipe formada por gestores de escolas da rede municipal e coordenadores do Sinprosm realizou uma reunião com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e sua equipe, para retomar as negociações sobre o pagamento do Piso Nacional do Magistério em Santa Maria.
A ideia da formação de uma equipe mista surgiu na assembleia da categoria realizada na última quarta-feira (10). Uma semana depois, na tarde da quarta-feira (17), os gestores organizaram-se e vieram à sede do Sindicato para realizar uma reunião com a coordenação sindical e discutir métodos de negociação com o chefe do executivo. Durante a reunião, através da mediação feita com a secretaria de município de educação Silvana Guerino, marcou-se o encontro de ontem com o prefeito Schirmer.

Os docentes expressaram ao prefeito a importância de que o Piso Nacional do Magistério seja alcançado em Santa Maria ainda durante seu mandato, para evitar que as negociações tenham que começar do zero com o próximo chefe do executivo. Embora não tenha sinalizado se pagará o Piso, o prefeito Cezar Schirmer disse já ter encaminhado um estudo para analisar a viabilidade da equiparação ao Piso Nacional nos próximos meses.

Os professores solicitaram ao prefeito que as negociações também sigam a respeito das outras pautas fundamentais para a categoria, tais como a solução para o problema do plano de saúde dos municipários e o reajuste do vale-alimentação.

No final da reunião, ficou marcada uma agenda com a secretaria de município de Finanças, Ana Beatriz Barros, e de Educação, Silvana Guerino, para a próxima terça-feira (23), às 9h. Mais uma vez, a equipe de negociação será composta por coordenadores do Sinprosm e gestores de escolas da rede.