Durante a última reunião com membros das comissões eleitorais, realizada no dia 03 de setembro, a coordenação do sindicato questionou os organizadores da eleição para as diretorias das escolas municipais sobre o adiantamento da agenda eleitoral.

Segundo a professora Jane May de Oliveira Leal, coordenadora de Administração e Patrimônio do Sinprosm, a entidade tem recebido diversos questionamentos sobre a antecipação por parte de professores municipais, sobretudo de quem foi teve alguma suspensão, e, portanto, estaria impedido de participar caso o pleito não ocorresse na data correta.

O questionamento baseia-se na Lei 4740/2003, que ordena que os processos eleitorais de todas as escolas devem ocorrer durante a primeira quinzena de outubro. A antecipação, deste modo, viola a legislação municipal, e, por isso, o Sindicato entrou com um requerimento administrativo pedindo a revisão das datas.

A assessoria da Secretaria de Educação enviou um e-mail nesta sexta-feira para todas as escolas, chamando uma reunião extraordinária para alteração do cronograma do processo eleitural deste ano. A reunião ocorrerá na segunda-feira (14), às 14h, no EMAI (Av Rio Branco, nº 66). Faz-se de extrema importância a presença dos gestores e representantes das comissões eleitorais das escolas.