Diário de SM: Câmara de Santa Maria aprova 14,95% a professores e 5,79% a servidores

* Por Jaqueline Silveira

Com a presença de professores e servidores nas galerias, a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, no final da tarde desta terça-feira (10), o reajuste de 14,95% ao magistério retroativo a 1º de janeiro. Também foi votada a revisão geral aos servidores da prefeitura e do Legislativo, que vale desde 1º março. O percentual é de 5,79% e se estende ainda ao prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Os parlamentares abreviaram os discursos e fizeram uma sessão ordinária seguida de uma extraordinária para votar os índices salariais e ainda dar tempo de entrar na folha deste mês. Líder do governo, Alexandra Vargas (Republicanos), que é fiscal municipal, relembrou as cobranças e negociações entre categorias e prefeitura para a concessão dos percentuais:

– Hoje é um dia muito feliz, de muita luta, reflexão, de muita conversa. No primeiro quadrimestre, o prefeito não pôde dar a revisão geral e não pôde dar o piso do magistério porque nós ultrapassamos o limite prudencial (imposição da Lei de Responsabilidade Fiscal) – afirmou ele.

O vereador agradeceu o auxílo dos vereadores, dos sindicatos e da equipe da prefeitura nas negociações e elogiou a atitude do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB):

– A decisão final foi do prefeito. O prefeito teve coragem de fazer (dar reajuste) – completou Alexandre.

Ao final, os projetos foram aprovados por todos os parlamentares – os 19 presentes – e teve comemoração de vereadores com professores, que tremularam suas bandeiras, e servidores.

Confira o reajuste ao magistério e a revisão geral a servidores aprovados, ontem, na Câmara de Santa Maria

Executivo

  • 14,95% aos professores retroativo a 1º de janeiro
  • 5,79% aos servidores municipais, cargos de confiança (CCs), prefeito e vice a partir de 1º de março

Legislativo

  • 5,79% a servidores, cargos de confiança (CCs), assessores parlamentares e vereadores a partir de 1º de março