Diário de SM: Sem anúncio de reajuste, professores do município seguem em estado de greve

* Por Mateus Ferreira e Nathália Arantes/Foto de Mateus Ferreira

Nesta quinta-feira (31), os professores municipais de Santa Maria paralisaram as atividades e foram às ruas para reivindicar o piso nacional da categoria. O ato ocorreu em frente ao Centro Administrativo Municipal e reuniu, segundo o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), mais de 600 pessoas entre professores da ativa e aposentados, que mesmo afastados das demandas escolares apoiaram a categoria.

Sexta mobilização organizada pelo Sinprosm em 2023, o ato marcou o encerramento dos 30 dias da greve parcial, conhecida como operação tartaruga.

A data de 31 de agosto também marca o fechamento do quadrimestre, quando, em princípio, a prefeitura anunciaria a forma e o prazo para o pagamento do reajuste de 14,95% ao magistério municipal.

Essa foi a informação extraoficial dada pelo prefeito Jorge Pozzobom no dia 19 de julho, quando se reuniu com representantes do Sinprosm para discutir o pagamento do piso:

— Tudo precisa ser muito bem avaliado e estudado antes de afirmarmos ou assinarmos compromisso com a categoria. A partir de 31 de agosto deste ano, vamos poder avaliar a situação financeira de novo para dizer a vocês como será pago — disse Pozzobom na ocasião.

Conforme informações do sindicato, o reajuste deveria ter sido pago em janeiro e a revisão do funcionalismo em março, mas, até o momento, nada foi confirmado.

A coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinprosm, professora Juliana Corrêa Moreira, explicou o momento da categoria.

— Hoje a gente fez um ato porque este foi o prazo que o prefeito deu para anunciar um índice, embora ele já tenha assumido verbalmente que vai conceder o índice de 14,95%, que é o que nós estamos reivindicando emergencialmente. Ainda não temos nenhuma resposta definitiva e oficial da prefeitura com relação a esse compromisso verbal do prefeito — salienta a coordenadora.

Juliana também manifestou que a categoria segue vigilante e em estado de greve, na espera ações concretas por parte do Executivo:

— Hoje, 31 de agosto, termina a greve parcial, conhecida como operação tartaruga, mas nós encaminhamos com a categoria que vamos nos manter vigilantes, porque o projeto de reajuste precisa ir à Câmara de Vereadores. Então nós vamos acompanhar essa tramitação, e poderá sim ser chamada uma assembleia a qualquer momento caso o projeto não contemple nossas pautas e reivindicações — destaca.

Posicionamento da prefeitura

Por nota, no fim da tarde desta quinta-feira, a prefeitura de Santa Maria se manifestoua respeito da reivindicação dos professores. Leia na íntegra:

O município se mantém cumprindo o acordado na última reunião realizada com a categoria e aguarda os cálculos referentes ao fechamento do quadrimestre (que se encerra nesta quinta-feira, dia 31) para poder oficializar posição sobre a reposição, já que esta decisão está diretamente relacionada com o índice de despesas de pessoal. Desta forma, para qualquer deliberação responsável e prudente, deve-se aguardar o referido prazo de cálculos, que começa a partir da data desta quinta-feira, como já exposto aos servidores.

Leia a matéria no original: https://diariosm.com.br/noticias/educacao/sem_anuncio_de_reajuste_professores_do_municipio_seguem_em_estado_de_greve.540520