NOTA: Declaração de Pozzobom sobre retorno às atividades presenciais

A coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria recebe com indignação a declaração do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no final da tarde desta sexta-feira (23) em que confirma o retorno às atividades presenciais na próxima semana.

A decisão, ainda não oficializada, vai de encontro a todo o seu discurso de valorização de professores e profissionais de educação, bem como ignora a realidade que ainda nos cerca. Abril, que ainda não chegou ao fim, é o segundo mês com mais mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia. Ontem, dia 22 de abril, o boletim epidemiológico registrou sete mortes, aumento no número de internações em UTI’s e 400 novos casos em Santa Maria. Dentre os ocupantes de leitos de UTI’s, duas crianças.

É essa a realidade que Pozzobom acredita ser razoável para que professores, trabalhadores de escolas, alunos, famílias e toda a infraestrutura da cidade (como transporte urbano e segurança pública) voltem às atividades nos espaços fechados ou mesmo circulando nas ruas? Quais os investimentos realizados nas escolas que garantem o cumprimento dos protocolos? No que se refere à educação infantil, principal afetada pelo decreto, será que Pozzobom conhece a precariedade das nossas EMEIs?

Enquanto isso, o Governo Pozzobom vacina grupos profissionais de questionáveis contribuições para o enfrentamento da pandemia.

O Sinprosm já acionou sua assessoria jurídica para medidas cabíveis, quando chegar o momento. Não aceitaremos que nossas vidas sejam colocadas em risco. Estaremos mobilizados.