Professores escolhem representantes para Comissão Eleitoral do pleito deste ano

Os professores municipais de Santa Maria estiveram reunidos em assembleia ao final da tarde desta quarta-feira, 28 de junho. Na pauta do encontro, a formação da comissão eleitoral para o pleito deste ano, a greve geral desta sexta-feira (30) e informes gerais e relatos para a categoria.

Comissão eleitoral – As eleições para a nova direção do sindicato ocorrerão em setembro deste ano. Para a organização do pleito, nesta assembleia, os professores escolheram os integrantes da Comissão Eleitoral. A comissão eleitoral conduzirá todo o processo de eleição agendado para o mês de setembro. Os integrantes da comissão  não podem fazer parte de nenhuma chapa que esteja concorrendo ao pleito. A comissão é formada por até sete pessoas, mais um representante de cada chapa concorrente. Durante a assembleia, foram escolhidas, por unanimidade, para integrar a comissão eleitoral cinco representantes: Fátima Villagram, Eliane  Di Francane, Maria Otila, Ivone Lírio e Jane May Leal. Ainda em assembleia, a categoria definiu a primeira  reunião da comissão eleitoral para a próxima terça-feira, 4 de julho. A sugestão de publicação do edital para as eleições ficou para o dia 17 de julho. A nova direção eleita representará a coordenação durante o  triênio de 2018 a 2020.
Greve Geral – Para a greve geral desta sexta (30), foi informado à categoria que ocorrerá uma concentração na Praça Saldanha Marinho a partir das 16h, antes da realização de um ato conjunto dos trabalhadores. Durante todo o dia, no centro da cidade, ocorrerão atividades artísticas e de chamamento para a greve geral. Os professores já haviam participado de outra greve geral neste ano, ao final de abril. Entre as pautas do dia 30, o “Fora Temer” está entre as principais, assim como o repúdio as contrarreformas trabalhista e da previdência. A categoria já havia aprovado adesão à greve geral em assembleia anterior.
Relatos – A coordenação também aproveitou o espaço da assembleia para repassar à categoria os resultados das discussões com a prefeitura sobre o piso salarial e o auxílio-alimentação. A categoria também foi informada do andamento das reuniões da Comissão de Saúde (que está estudando a viabilidade de implementação de um plano de saúde próprio para o servidor municipal). Outra informação repassada foi sobre a questão do IPE Saúde. O Conselho Deliberativo do IPE ainda precisa assinalar sobre o contrato do plano com o município antes de quaisquer decisões. Somente após a votação do Conselho é que o município poderá confirmar sobre o IPE para o plano de saúde dos servidores municipais.
Outros informes gerais repassados à categoria apontaram: sobre a campanha de mídia (que já está circulando na cidade), sobre as parcerias e convênios firmados com o sindicato e sobre as carteirinhas de associados que estão disponíveis para retirada (na sede do sindicato para professores aposentados e na direção da escola para professores da ativa).