Sinprosm ocupará a Tribuna Livre na Câmara de Vereadores

Na próxima terça-feira (4/4), o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria fará uso da Tribuna Livre, espaço nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores para manifestação de entidades da sociedade civil. A participação foi aprovada em assembleia no dia 9 de março como parte do calendário de mobilização da campanha salarial 2023. A sessão está marcada para as 15 horas.

Os professores se mantêm mobilizados e devem lotar as galerias da casa do Povo. “Vamos novamente denunciar o descaso do governo Pozzobom com os professores, onde o discurso supera em muito as ações práticas de valorização. Não temos piso, não temos perspectiva de revisão salarial e não temos hora-atividade. Mostramos no dia 22 que não aceitamos mais enrolação”, relata o coordenador de Comunicação e Formação Sindical, Rafael Torres.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

A convite da presidente Luci Duartes (PDT), as coordenadoras Juliana Moreira (Organização e Patrimônio) e Vera do Monte (Professores Aposentados) participaram nesta quinta-feira (30) da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Legislativo Municipal. O objetivo era ouvir as principais pautas da categoria. Juliana Moreira relatou que as reivindicações vêm se repetindo nos últimos anos. “A hora-atividade está há cinco anos em estudo. A Lei do Piso completa 15 anos e desde 2014 não recebemos. Precisamos superar estas pautas para avançar”, comenta.

Sinprosm e Prefeitura reúnem-se em 11 de abril, às 11 horas, no gabinete do prefeito. A reunião foi agendada após a reunião dos representantes sindicais com os secretários municipais na mobilização de 22 de março, onde foi apresentada a demanda pela antecipação das negociações de reajuste, anteriormente postergada para maio. A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores deve participar do encontro.

A categoria reivindica o piso salarial aplicado no primeiro nível da carreira. Até o final do ano, o piso estava aplicado apenas a partir do nível 2. Em janeiro, com o reajuste do piso nacional em 14,95%, a defasagem atingiu 60%. A data base do funcionalismo municipal é em março e a administração Jorge Pozzobom não anunciou índice de reajuste até o momento.

Na reunião também será abordada a hora-atividade, prevista na Lei do Piso Nacional e nunca aplicada em Santa Maria. A legislação prevê que dois terços da jornada de trabalho do professor seja frente a aluno e um terço para atividades extraclasse, como planejamento, formações e avaliação.