Troca de experiências e informações no Conselho de Representantes

Uso do novo sistema, instruções normativas, adaptação aos cinco períodos, hora-atividade, sobrecarga de trabalho, espaço para planejamento, dificuldade de gestão nos anexos fora da estrutura da escola, falta de estagiários e monitores, todas pautas latentes nesse início de ano tratadas na reunião do Conselho de Representantes realizadas no final da tarde desta quinta-feira (22) na sede do Sinprosm.

A coordenação fez uma apresentação inicial, com informações sobre o funcionamento do sindicato, os primeiros movimentos do ano, reunião com a SMEd e a solicitação de agenda com o prefeito. Houve uma síntese das instruções normativas, em que foram apontadas orientações gerais. A partir dos temas destacados, os representantes fizeram intervenções com questionamentos e trocaram experiências sobre o que vem acontecendo nas suas escolas.

Há uma apreensão em grande parte das escolas quanto à organização da hora-atividade, demora nas nomeações de professores para planejamento, Língua Espanhola, Educação Especial e Informática Educativa, sobrecarga de trabalho relativa a falta de estagiários e monitores, assinatura de ponto, adequação de períodos em professores com carga horária em escolas diferentes, trabalho de coordenação pedagógica, sábados letivos, dentre outros assuntos.
Propostas vieram do grupo para que sejam levadas à SMEd, como a necessidade de o estabelecimento de um cronograma para a implantação da hora-atividade.

Além da comissão a ser formada pela SMEd para acompanhar e avaliar a implementação da nova matriz curricular, na qual o Sinprosm terá representação, o sindicato formará um grupo de trabalho da categoria, para elaborar propostas a serem levadas à comissão geral.

Também foi confirmada a realização de assembleia geral na primeira semana de março.