7º Seminário Educação em Foco com inscrições prorrogadas

O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria prorrogou as inscrições para o 7º Seminário Educação em Foco, que acontece de 6 a 9 de agosto no Clube Dores. Inicialmente, o prazo para a efetivação do cadastro se encerraria no dia 31 de julho. No entanto, ouvindo professores de diversas redes, a coordenação optou por manter as inscrições abertas após o reinício das aulas em agosto. A data limite agora é 6 de agosto. “Na volta do recesso, mais próximo do seminário, fica mais fácil para que as direções organizem escalas e mais colegas consigam participar”, avalia a coordenadora de Finanças Juliana Moreira.

O Sinprosm estabeleceu com a Secretaria Municipal de Educação parceria para viabilizar a participação dos professores, relacionando o evento com a 5ª Parada de Formação da Rede Municipal. As escolas receberam no início de julho memorando da SMEd com orientações às direções para a recuperação de aulas nas datas escolhidas para a participação.

As inscrições estão sendo feitas através do site www.sinprosm.com.br/7seminario.

TEMÁTICA

O tema desta edição traz um questionamento: Por que precisamos educar a humanidade? O evento se propõe a discutir o avanço da dificuldade de diálogo, do respeito às diferenças, do preconceito, da desumanização das relações na sociedade. As palestras, mesas de debates, rodas de conversa e demais atividades pretendem refletir sobre essa pergunta.

A conferência de abertura com a Profª Drª Carmem Maria Craidy, com o tema “A educação no Brasil hoje no contexto da crise humanitária mundial”, traz o tema como pano de fundo. A professora é pedagoga professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris e doutorado em Educação pela UFRGS.

RELATOS DE PRÁTICA

A produção científica na área da educação terá espaço durante o 7º Seminário Educação em Foco. Os trabalhos com os relatos de prática dos professores da rede municipal serão apresentados durante as rodas de conversa, que serão espaços de trocas de experiências entre os profissionais inscritos.

A inscrição de trabalhos será junto com a inscrição regular no seminário, mediante envio de resumo de até 1000 caracteres no campo específico para esse fim no formulário do site. Demais orientações constam do edital em https://www.sinprosm.com.br/7seminario/trabalhos/

Os trabalhos selecionados serão publicados em um e-book publicado após a realização do seminário. O edital específico para o e-book está disponível em https://www.sinprosm.com.br/edital-no-01-19-e-book-autoria-e-saberes-docentes/

As inscrições deverão respeitar os eixos temáticos, que serão:

– Infâncias e suas linguagens;

– Educação do Campo: vivências e saberes;

– Tecnologias e educação;

– Educação Ambiental;

– Caminhos em Educação Especial;

– Práticas de Gestão; Atividades Físicas.

06/08/2019 – terça-feira

17h30 – Credenciamento

18h – Cerimônia de Abertura

18h30 – Tema:  A educação no Brasil hoje no contexto da crise humanitária mundial, com a Drª Carmem Maria Craidy (UFRGS)

07/08/2019 – quarta-feira

8h30 – Tema: Desafios para a educação das infâncias – pautas necessárias no atual contexto educacional brasileiro, com Drª Sandra Regina Simonis Richter (UNISC) e Drª Cleonice Maria Tomazzetti (UFSCAR)

13h30 – Atividade Artístico-Cultural

14h – Mesa temática – Documentação Pedagógica como instrumento de prática e avaliação, com Profª Giovana Alonso (UFSCAR) e Profª NiqueliStreck Machado (UFRGS)

18h – Atividade artístico-cultural

18h30 – Mesa Temática:  Educação de Jovens e adultos no atual contexto educacional, com Profª Ana Paula Zimerman (Prefeitura Municipal de Santa Maria) e Profª Lenir Keller (Prefeitura Municipal de Santa Maria)

08/08/2019 – quinta

As atividades desta manhã serão concomitantes. Inscreva-se na que for de seu interesse, lembrando que as rodas de conversa o número de participantes é limitado.

8h – Roda de conversas com troca de experiências – locais a serem definidos

08h30 – Tema: Políticas Públicas em Educação Especial: Tempos e espaços, com Ma. Carolina Noya

13h- Atividade Artístico Cultural

13h30 – Tema: A Construção de uma Base Curricular: disputas e projetos para a Educação Básica Brasileira, com a Dra. Nara Vieira Ramos (UFSM) e Me. Rafael de Brito Vianna (UNISC)