Começam as negociações do Calendário Escolar 2016

No último dia 13 de julho, realizou-se, junto à Promotoria Regional de Educação, mais uma audiência com as presenças do Sinprosm, do Conselho Municipal de Educação e da SMEd. Dentre os assuntos da pauta destacam-se: a realização do concurso público para o magistério municipal; o compromisso de suprir todas as vagas por nomeação, com ressalva aos casos legais; a garantia de planejamento de TODOS os professores, em especial os de Séries Iniciais e de Educação Infantil; e a garantia de reuniões pedagógicas.

A coordenação do Sindicato conseguiu resgatar uma reivindicação importante dos professores municipais: a retomada das discussões a respeito da elaboração do Calendário Escolar para 2016. Desde o final do ano letivo de 2014, os professores da rede vêm se manifestando negativamente sobre algumas determinações contidas no Calendário Escolar de 2015, sobretudo quanto a ausência de reuniões pedagógicas semanais e a falta de espaço para debates com a comunidade. Devido a isso, a categoria solicita alterações cabíveis e legais no procedimento para garantir um processo mais transparente na elaboração do calendário do ano que vem.

Nesse sentido, o sindicato irá promover uma série de encontros para possibilitar que a comunidade escolar – professores, funcionários, alunos e responsáveis – participem ativamente do processo de construção de alternativas e estratégias legais para a elaboração do Calendário Escolar de 2016.

A próxima reunião entre Sindicato e Promotoria será no dia 09 de setembro, e a intenção e o compromisso da coordenação do Sindicato é de ser porta voz das sugestões que já tiverem chegado até o momento.

Portanto, professor, você já pode debater com seus colegas sobre o que entende por qualidade na educação e sobre o que quer e o que não quer em relação à elaboração do Calendário Escolar de 2016. Envie suas propostas para o e-mail do Sindicato sinprosm@gmail.com