Diário de Santa Maria: Sinprosm protesta e pede reposição salarial à prefeitura

Na manhã desta segunda-feira, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) fez um ato em frente à prefeitura de Santa Maria. Os docentes colocaram faixas para cobrar posicionamento do Executivo municipal em relação à reposição salarial referente às perdas e à inflação dos últimos dois anos.

À CDN, Juliana Moreira, coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinprosm, falou sobre a ação. De acordo com ela, nos últimos dois anos, não houve reposição das perdas com a inflação:

– A faixa que colocamos em frente à prefeitura trata de uma manifestação do sindicato, pois no dia 18 de dezembro completou dois meses que estivemos reunidos com o prefeito e o vice-prefeito. Entregamos um requerimento administrativo que trata a respeito da reposição da inflação dos últimos dois anos, e até agora estamos esperando por uma resposta (…) A cada mês que completamos um novo mês de aniversário faremos uma nova manifestação, desta vez, colocamos a faixa na frente da prefeitura – reitera Juliana.

Questionada sobre os próximos passos após o encerramento do ano letivo, Juliana diz que aguardará pelo posicionamento do prefeito para analisar qual será o próximo passo.

A prefeitura afirma que recebeu o ofício nº 134, em que o Sinprosm solicita à concessão de reajuste geral da remuneração. Segundo o Executivo municipal, o assunto já vem sendo tratado e analisado, visto que, durante este período, a Lei Complementar nº 178, de 13 de janeiro de 2021, alterou os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) que versam sobre o limite com despesas de pessoal, que necessita da observância dos referidos limites ao final de cada quadrimestre, o que está por ocorrer em breve. Ainda, tem-se a vedação legal de reposição até o final deste ano em decorrência da Lei Complementar 173 que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

Conforme a prefeitura, para tratar a reposição salarial será realizada uma nova reunião com o sindicato nos próximos dias.

Para ler no original, acesse: https://diariosm.com.br/not%C3%ADcias/geral/sinprosm-protesta-e-pede-reposi%C3%A7%C3%A3o-salarial-%C3%A0-prefeitura-1.2391141