Diário de SM: Ato unificado pede vacina para todos e melhores condições de trabalho

O feriado em que se comemora o Dia do Trabalhador está sendo marcado por manifestações em Santa Maria. Desde às 10h, manifestantes estão reunidos na Praça Saldanha Marinho com cartazes, faixas e carro de som. O ato unificado foi organizado pelo Comitê Vacina Já, Comitê Popular em Defesa da Vida, entre outras centrais sindicais.

O objetivo do protesto é pedir a vacina contra a Covid-19 para todos, lutar pelo direito dos trabalhadores, defender a vida e o não retorno presencial de volta às aulas, entre outras demandas. O ato também conta com arrecadação de alimentos não perecíveis.

Conforme o Diretor da  Central única dos Trabalhadores (CUT) em Santa Maria, Ciro Oliveira, as lideranças lutam por várias questões que foram prejudicadas pela pandemia.

– A gente acredita que o processo da vacinação está muito devagar e as aulas presenciais devem retornar depois que todos sejam vacinados para garantir a saúde dos professores, estudantes, servidores e da própria família de cada um. Afinal, os professores estão trabalhando de forma online. Além disso, pedimos também que o projeto da nova reforma administrativa seja revista – explicou o servidor público da UFSM.

Cerca de 50 pessoas que representam as lideranças estão participando da manifestação. À tarde, um caminhão de som vai percorrer alguns pontos da cidade pedindo vacinação e denunciando o retorno presencial das aulas.

Os organizadores do protesto pediram que os integrantes comparecessem no local seguindo os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate ao coronavírus, como o uso de máscara, álcool gel e manter o distanciamento social. Cada representante subiu no caminhão de som para explicar as principais questões.

O ato foi organizado coletivamente em reunião com o Comitê Popular em Defesa da Vida, o qual a Assufsm ingressou, Comitê Vacina Já, CUT, CSP Conlutas, CTB, Nova Central e Intersindical. Além disso, entidades de Santa Maria também estão fazendo parte da organização do ato: Assufsm, CPERS, Sinprosm, Sinpro, Sedufsm, Sindiágua, Sindicato do Comerciários, Sindicato dos Municipários, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato da Alimentação, Sindicato da Saúde, Secothur, DCE, UAC, Fórum em Defesa da Água e do Saneamento, Educadores em Movimento, Coletivo Juntos, MES/PSOL, Trabalhadores e trabalhadoras de Rua, Associação de moradores do Loteamento Dom Ivo, Associação de Moradores da Vila Schirmer, Associação de Moradores do Bairro Uglione, Associação de Moradores Zilda Arns, Associação de Capoeira de Rua Berimbau, Consea, Projeto Esperança Cooesperança, Ara Dudu, Sintel, Sintec Associação dos Moradores da Estação dos Ventos, Associação dos Moradores do Alto da Boa Vista, NIIJ/Rápidos/UFSM, Atens e Sindicato dos Metalúrgicos. Os partidos políticos do PT, PSOL, PCdoB, PSTU, PCB E PRC também integram o ato.