Em assembleia virtual, professores municipais confirmam adiamento do processo eleitoral

A abertura do processo eleitoral no Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria está marcada para 1º de março de 2021. Esta foi a decisão da assembleia virtual realizada no final da tarde desta segunda-feira (19). Considerando os prazos do regime eleitoral da entidade, o mandato da atual gestão fica estendido pelo menos até junho do próximo.

A data aprovada é o limite para a primeira assembleia presencial, onde deve ser eleita a comissão eleitoral. Caso não haja condições sanitárias no prazo previsto, uma nova assembleia deve ser realizada. À partir da formação da comissão eleitoral, o processo tem prazo de 120 dias.

As restrições com a pandemia da Covid-19 levaram a categoria ao adiamento. “São inúmeros os motivos para que não se fizesse eleições neste momento. Nossas campanhas são realizadas nas escolas, na relação com os colegas. Estão previstos três dias de votações presenciais, onde estaríamos todos expostos. Levando em conta que temos cerca de 800 aposentados e 400 professores da ativa no grupo de risco, não é coerente estimularmos a circulação”, pontua a professora Martha Najar, coordenadora de Organização e Patrimônio.

A proposta havia sido levada anteriormente para apreciação do conselho de representantes, colegiado formado por professores indicados por local de trabalho. O cartório optou por não registrar a ata, em razão da Lei Federal 14.010/2020, o que levou a coordenação a convocar a assembleia virtual. Cerca de 100 professores registraram participação, com presença simultânea máxima de 91 pessoas. O vídeo da assembleia virtual está à disposição dos sindicalizados.