Escolas aderem à greve geral desta sexta-feira (28)

A categoria dos professores municipais está mobilizada para a greve geral desta sexta-feira (28). Em Santa Maria, 62 escolas paralisarão total ou parcialmente para aderir à greve geral. Duas escolas não participarão e 13 não souberam informar ou não retornaram o contato ao sindicato. A mobilização desta sexta-feira é parte de uma série de manifestações de repúdio à retirada de direitos dos trabalhadores brasileiros no atual período. Culminará em uma greve geral em todo o país, abarcando diferentes categorias de trabalhadores.

Atualmente, tramita no congresso nacional um projeto de reforma da previdência que ataca diretamente a aposentadoria dos trabalhadores.  Ainda nesta semana, foi aprovada outra reforma que subtrai direitos conquistados pelos trabalhadores e hoje garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): a reforma trabalhista. O movimento sindical está, desde o ano passado, em mobilização para tentar barrar o congelamento de gastos previsto pelo governo de Michel Temer (PMDB). A greve geral desta sexta (28) possui três principais eixos de luta: o combate à reforma da previdência, à reforma trabalhista e à Lei da terceirização. Os ataques do governo aos direitos dos trabalhadores ameaçam as jornadas diárias de 8h (e de 44h semanais), as férias de 30 dias, a estabilidade, além de outros retrocessos sociais. Na questão da previdência, mais tempo de contribuição e aumento da idade mínima para aposentadoria, além de perdas em direitos como aposentadorias especiais e integrais, afetam a vida dos trabalhadores e estão previstas pela lei, caso a mesma seja aprovada.

O Sinprosm convoca toda a categoria para paralisar as atividades escolares e integrar o ato unificado que ocorrerá a partir das 16h, com concentração na Praça Saldanha Marinho. Nenhum direito a menos!

greve geral JPEG