Na última quarta-feira (29), ocorreu mais uma assembleia da categoria dos professores municipais de Santa Maria, no salão do Clube Comercial.

A plenária começou com a coordenação sindical apresentando a campanha publicitária que está circulando nas rádios locais e através de outdoors e busdoors pela cidade. A campanha cobra do prefeito Cezar Schirmer o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério e a solução para os problemas do alto custo do plano de saúde dos servidores municipais e da falta de professores na rede.
No segundo momento, a coordenadora de Finanças do Sindicato, professora Ieda Strunks, apresentou a prestação de contas do ano de 2105, que foi aprovada pela plenária.

Seguiu-se o relato da reunião realizada com o prefeito na última terça-feira (28), em que a coordenação apresentou uma proposta de que o percentual que falta para a equiparação ao patamar do Piso seja pago de maneira parcelada até o fim do ano. Apesar da proposta, Schirmer não se comprometeu pela integralização do valor até o final do seu mandato. A próxima reunião para debater o tema se dará entre coordenação e a secretária de Município de Finanças, Ana Beatriz de Barros, no dia 11 de julho.

Outro tema abordado durante a assembleia foi o VI Seminário Educação em Foco, que ocorre entre os dias 13 e 15 de julho, no Clube Recreativo Dores. A professora Magda Alvarez destacou a importância da participação da categoria no evento e a pluralidade de temas interessantes aos professores que serão abordados no evento.

Por fim, a plenária apresentou e aprovou as seguintes propostas: a continuidade das visitas da coordenação às escolas da rede; a intensificação da campanha de mídia; uma reunião aberta entre Sindicato e demais entidades interessadas para debater a questão da saúde dos servidores municipais; a realização de uma nova assembleia no dia 10 de agosto; e a continuidade da transparência e publicidade das ações do sindicato.