Mais de 70% dos professores municipais paralisados, aponta Sinprosm

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria indica que a adesão total ou parcial à Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação nesta quarta-feira (26) deve ser de 70% da categoria. A mobilização foi definida em assembleia no último dia 19, que estabeleceu um calendário com mais duas datas com paralisação durante o mês de maio.

O Sinprosm busca a equiparação do piso nacional ao salário básico da categoria, atualmente defasado em 60%. Emergencialmente, o reajuste reivindicado é de 14,95%, mesmo índice aplicado ao piso nacional para 2023. A data-base do funcionalismo municipal em Santa Maria é em março. O prefeito Jorge Pozzobom, em reunião realizada o último dia 18, afirmou que o governo só determinará a revisão salarial em junho, quando estarão fechadas as contas do quadrimestre fiscal.

A distribuição da carga-horária com respeito à Lei do Piso Nacional, garantindo o direito à hora-atividade, também está na pauta de reivindicações.

Realizada em conjunto com o CPERS, a mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) terá um ato com início às 15 horas na Praça Saldanha Marinho. “O magistério municipal mostrou sua força e organização no ato de março. É necessário subir o tom e nos prepararmos para possíveis movimentos mais duradouros até a efetiva implementação da lei dentro do plano de carreira”, afirma o coordenador de Comunicação e Formação Sindical, Rafael Torres.