Marcada plenária para avaliação de movimento dos professores municipais

Em estado de greve desde 6 de julho e trabalhando com carga horária reduzida (operação tartaruga) desde 31 de julho, chegou a hora de os professores avaliarem o seu movimento. O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria convida a categoria para plenária na próxima terça-feira (15), às 16h30min, no salão de atos do Colégio Manoel Ribas.

Sem caráter deliberativo, a reunião será um espaço para a troca de impressões e debates sobre o andamento da campanha salarial. A operação tartaruga se estende até 31 de agosto, data em que fecha o quadrimestre fiscal e prazo apontado pelo prefeito Jorge Pozzobom na reunião de 19 de julho para que seja definido índice de reajuste. Na data, um ato ocorrerá em frente ao centro administrativo.

Emergencialmente, a reivindicação do Sinprosm é de 14,95%, índice de reajuste do piso nacional da categoria. No entanto, a diferença do primeiro nível da carreira do magistério municipal ao piso nacional atualmente é de 60%. Os professores já realizaram cinco paralisações desde março, mês em que deveria acontecer a revisão anual do salário dos servidores municipais.

NÚMEROS

Até a manhã desta sexta-feira (11), em 36 escolas da rede municipal havia adesão total ou parcial à operação tartaruga. A coordenação do Sinprosm com a comissão de mobilização tem realizado visitas diárias, em dois turnos, às escolas que solicitam ou onde haja necessidade de remobilização.

Diariamente os números são atualizados a partir do contato das escolas e representantes. “É fundamental a participação de professores e professoras para que possamos avaliar o movimento e fortalecer a luta pelo pagamento do piso. Seguimos unidos e fortes”, reforça o coordenador de Comunicação e Formação Sindical, Rafael Torres.