Mobilização contra a PEC 241 toma as ruas de Santa Maria

Apesar da instabilidade do tempo, milhares de pessoas percorreram as ruas de Santa Maria na tarde desta terça-feira (25), no ato do Dia Nacional de Luta em Defesa da Saúde, da Educação e da Previdência.

A manifestação contou com a participação de trabalhadores, sindicatos, movimentos sociais e estudantes secundaristas, e colocou-se contrário aos projetos de precarização dos serviços públicos e retirada de direitos defendidas pelo governo Michel Temer. Entre os projetos denunciados pelos manifestantes estão a PEC 241, que congela os investimentos públicos pelos próximos 20 anos, o PLP 257, de negociação das dívidas dos estados, a MP 746, uma proposta antidemocrática de reforma do Ensino Médio e o Projeto Escola Sem Partido.

A caminhada partiu da praça Saldanha Marinho e percorreu as avenidas Rio Branco, Acampamento, Nossa Senhora das Dores e Riachuello.

Enquanto isso, ocorria a votação em segundo turno da PEC 241 na Câmara de Deputados por 259 votos a 116. Os seguintes deputados gaúchos votaram a favor da PEC 241: Onix Lorenzoni (DEM), Afonso Motta (PDT), Alceu Moreira (PMDB), Darcísio Perondi (PMDB), Jones Martins (PMDB), José Fogaça (PMDB), Mauro Pereira (PMDB), Afonso Hamm (PP), Covatti Filho (PP), Jerônimo Goergen (PP), José Otávio Germano (PP), Luis Carlos Heinzi (PP), Renato Molling (PP), Cajar Nardes (PP), Giovani Cherini (PP), Carlos Gomes (PRB), Danrlei de Deus Hinterholz (PSB), Nelson Marchezan Junior (PSDB) e Sérgio Moraes (PTB). Os deputados gaúchos que votaram contrários à PEC 241 na noite de ontem foram Heitor Schuch (PSB), Jose Stédile (PSB), Bohn Gass (PT), Henrique Fontana (PT), Marco Maia (PT), Marcon (PT) e Pepe Vargas (PT). O texto agora segue para debate e votação no Senado Federal.