Nota: professores contra a escola cívico-militar em Santa Maria
A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprecia na sessão ordinária desta terça-feira (21) o Projeto de Lei 9330/21, com origem no Executivo Municipal, que implanta na rede municipal o vergonhoso modelo de escola cívico-militar. O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria opõe-se veementemente à proposta, uma ameaça à educação democrática, inclusiva e participativa.
Esta é uma estratégia do Governo Bolsonaro, abraçada pela gestão Pozzobom/Décimo, mais um fato que reafirma os laços políticos-ideológicos que os aproximam desde as eleições de 2018.
O problema da escola pública brasileira, e principalmente de Santa Maria, não se resolve com militarismo, uniformização e obediência servil. Nossa vocação é de respeito à pluralidade, da liberdade de aprender e ensinar, e não de homogeneização, do tipo que pode ser orientada por um manual militar, de controle e repressão.
Senhores prefeito e vice, o que a escola pública precisa é de estrutura, investimento e valorização de seus profissionais. Não traga os militares para as escolas.
Senhores vereadores, ouve-se comentários de manobras legislativas para aprovar esse projeto sem o devido debate com a sociedade, sem ouvir professores e comunidade, em um momento em que as escolas estão focadas no encerramento de um ano complexo e cansativo para todos. O movimento sindical, no entanto, está atento.