Para tratar das pautas da greve, Sinprosm solicita reunião com o prefeito Pozzobom

Os professores municipais de Santa Maria estão, desde esta terça-feira (18), em greve ambiental contra o retorno às atividades presenciais nas escolas neste momento de índices elevados de contaminação e mortes relacionadas à Covid-19. A pauta do movimento é a vacinação da categoria, ampla cobertura vacinal das comunidades e a adequação das escolas para o cumprimento dos protocolos. A adesão dos professores é superior a 65%, mantido o atendimento remoto dos alunos.

O comando de greve quer apresentar essas pautas ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). A coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria encaminhou, na tarde desta quarta-feira (19), ofício ao gabinete do prefeito solicitando agendamento de reunião. “O movimento grevista é forte na rede pela percepção, baseada em dados, do descontrole da pandemia. Não somos contra o retorno em si, mas ao risco deste momento e da dificuldade em se avançar na vacinação. Estamos dispostos a dialogar com o Executivo”, reforça a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical, Celma Pietczak.

AÇÃO JUDICIAL

Na assembleia do dia 10 de maio, a categoria também deliberou pela judicialização contra o reinício das aulas presenciais. A assessoria jurídica da entidade protocolou o pedido de liminar na sexta-feira (14). No despacho do Poder Judiciário publicado na segunda-feira (17), a solicitação foi indeferida e uma audiência de conciliação foi realizada na tarde desta terça-feira (18). O Sinprosm foi representado pelas coordenadoras Martha Najar e Vera do Monte, com o advogado Héverton Padilha, da Wagner Advogados Associados.

Na audiência, o Sinprosm se encarregou de realizar levantamento do volume de materiais necessários para que as escolas cumpram os planos de contingência, bem como as quantias já entregues pelo Município. A Prefeitura fará um estudo do número de professores já vacinados e as doses remanescentes de outros grupos. Uma nova audiência está marcada para segunda-feira (24).