Reagendada reunião com governo e Sinprosm convoca assembleia para 19 de abril

Na próxima terça-feira (18), às 11 horas, a coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria volta a reunir-se com o prefeito Jorge Pozzobom e seu governo. A reunião deveria acontecer no dia 11, porém acabou sendo cancelada pelo gabinete do prefeito com a justificativa da troca de titular na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas. Com isso, o Sinprosm marcou sua assembleia geral para quarta-feira (19), às 18 horas, no salão de atos do Colégio Manoel Ribas.

Originalmente programada para o dia 12, a assembleia tem como pauta principal a discussão das propostas apresentadas pelo governo na reunião e, desta forma, dar continuidade à campanha salarial. A data base para o reajuste do funcionalismo municipal é o mês de março e, até o momento, não há nenhum encaminhamento neste sentido por parte do governo. A postura do governo traz fortes contradições, afirma o coordenador de Comunicação e Formação Sindical, Rafael Torres. “Enquanto fala em manter diálogo, Pozzobom mantém atitudes extremamente desrespeitosas com os professores. Desmarcou uma reunião importante no dia anterior com uma justificativa pífia, retirou valores significativos do salário dos professores com suplementação sem qualquer aviso, não tem previsão da revisão salarial devida nem da implementação da hora-atividade. Vamos ouvir e levar propostas para o dia 18, mas tudo será devidamente pesado no debate da categoria”, alerta.

O Sinprosm reivindica, emergencialmente, o mesmo reajuste definido pelo Governo Federal no piso nacional da categoria: 14,95%. No entanto, segundo a Lei do Piso Nacional, a diferença atualmente do salário básico em Santa Maria ao piso chega a 60% de defasagem.

REPRESENTANTES

Na tarde desta quarta-feira (12), o Conselho de Representantes debateu o andamento das negociações com a prefeitura em reunião convocada pela coordenação sindical. “As escolas representadas manifestaram, em sua maioria, a indignação com as negativas da prefeitura. Construímos coletivamente propostas a serem apreciadas pela assembleia na próxima semana, frente ao que for levado pela prefeitura na reunião”, destaca a coordenadora de Finanças, Marta Hammel.