Sindicato convida a todos para discutir e votar sobre o Plano Municipal de Educação na conferência do dia 27

A posição do sindicato é de que as discussões a respeito do Plano Municipal de Educação vem sendo conduzida de maneira apressada, restrita e antidemocrática por parte da Secretaria de Município de Educação – Smed. A avaliação da coordenação, portanto, é de que a participação ampla das comunidades escolares – incluindo professores, direções e pais – é indispensável neste momento, considerando que o PME tem validade de dez anos após de sua aprovação.

O sindicato reitera que, embora todas as discussões promovidas pela Smed tenham se dado em horários excludentes para os professores do município, a participação na conferência que discute e aprova o PME, a ocorrer na próxima quarta-feira (27) é permitida a todos, mesmo para quem não tenha participado de qualquer debate anterior. Para tomar parte na votação das metas e estratégias, cada indivíduo deve cadastrar-se na abertura da Conferência, que começa às 8h da manhã no Conjunto I do Prédio 13, no Campus I (esquina da Andradas com a Floriano Peixoto) do Centro Universitário Franciscano.

A votação, porém, somente será permitida àqueles que se cadastrarem pela manhã e permanecerem até o final da tarde. Antes da votação, há uma discussão – também deliberativa – dividida em seis eixos temáticos da qual os professores devem participar: gestão democrática dos sistemas de ensino e regime de colaboração; garantia do direito à educação básica; acesso e ampliação do Ensino Superior; educação e diversidade – justiça social; inclusão e direitos humanos; valorização dos trabalhadores em educação; e financiamento da educação.

Ontem a coordenação da entidade docente participou do Fórum do Plano Municipal de Educação e solicitou, na presença de diversas outras entidades, que a mantenedora permita que as escolas liberem as professoras e professores que desejem participar das discussões do Plano. A coordenação sindical enviou hoje um ofício requerendo que a Smed considere o dia 27, quando ocorre a conferência como momento de formação nas escolas. Da mesma forma, através de um pedido conjunto do Sinprosm e da representação da Universidade Federal de Santa Maria, o prazo para discussão e proposição de emendas ao documento-base do PME se ampliou até a próxima segunda-feira, dia 25.