Sinprosm contribui com professores no debate do plano de carreira em São Sepé

Com quase 30 anos de luta, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria é referência também para entidades de outros municípios. Nesta quarta-feira (19), à convite do Sindicato dos Professores Municipais de São Sepé (Sipromuss), a coordenação do Sinprosm participou de reunião no Instituto Estadual Tiaraju onde a categoria debateu a proposta de reestruturação do plano de carreira apresentada pelo Executivo daquele município.

Representado pelas coordenadoras Martha Najar, Celma Pietczak e Juliana Moreira, foram avaliados pontos do projeto e de estratégias para garantir a manutenção de direitos. “A progressão de ganhos entre níveis e classes é reduzida, não representando elevação significativa em ganhos para o professor que se qualifica”, observa Martha Najar. Outro ponto destacado é a exclusão dos professores na elaboração do projeto, já que a reestruturação está sendo realizada de forma terceirizada, por empresa contratada pelo Município. “É importante que a categoria seja ouvida, não seja tudo feito apenas dentro de gabinetes”. Martha alerta que a rediscussão dos planos de carreira em diversos municípios, a pretexto de adequarem-se à Lei do Piso Nacional, estão retirando direitos dos professores.

A presidente do Sipromuss, Rosângela Figueira, comenta que a participação do Sinprosm serve para respaldar o trabalho da diretoria, recentemente eleita, e fortalece o seu sindicato pela troca de experiência. “Afinal, mesmo sendo de outro município, a educação é uma só”, complementa. A categoria já planeja mobilizações para garantir mudanças na proposta.

Foto: Celma Pietczak/Sinprosm

Texto: Paulo André Dutra/Sinprosm