Sinprosm convoca nova assembleia geral dos professores para 24 de abril

Durante a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria convoca a sua base para a segunda assembleia geral extraordinária do ano. Será no dia 24 de abril, no salão da AABB (Rua dos Andradas, 2026), com primeira chamada às 18 horas.
Como ponto de pauta principal, o relato da segunda reunião do Conselho Consultivo da Reforma da Previdência, marcada para a tarde do dia 14 de abril. Segundo o prefeito Rodrigo Decimo, durante o primeiro encontro do colegiado, serão apresentados os primeiros cenários. No ofício recebido pelo Sinprosm no dia 28 de março, consta que “o Conselho receberá os técnicos da consultoria contratada – IGAM, que apresentarão a metodologia de trabalho e acolherão as primeiras demandas sobre o tema”.
“Entendemos que será necessário estudar o que será apresentado, com o apoio técnico das consultorias jurídica e atuarial que assessoram o Sinprosm, a fim de levarmos para a assembleia a informação mais objetiva e, a partir disso, construirmos com a categoria os próximos passos”, avalia a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical Celma Pietczak.
Além disso, deverá ser debatida a continuidade da campanha salarial, cuja data base para a revisão anual dos professores é janeiro e a dos servidores municipais é março. O Sinprosm reivindica a aplicação do piso nacional no primeiro nível e classe do Plano de Carreira. Atualmente, o salário básico, correspondente ao texto da Lei 11.738/2008, está em R$ 1.651,70. O índice aplicado ao piso nacional em 2025 é de 6,27%, ficando estabelecido o mínimo de R$ 2.433,89 para professores com formação em nível médio.
Foto: Paulo André Dutra/Sinprosm