Sinprosm lança no SMVC documentário sobre seus 30 anos

Com o renascimento da democracia brasileira nos anos 80, os trabalhadores voltaram a ter força para reorganizar a sua luta. Os professores municipais de Santa Maria, com as peculiaridades das suas atribuições, entenderam que precisavam de um sindicato próprio. E foram à luta.

Desta forma, em setembro de 1989, nasceu o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria. O documentário “SINPROSM: 30 ANOS” reúne relatos de alguns dos principais episódios dessas três décadas. Debates, greves, manifestações, conquistas, pessoas que estiveram na linha de frente da mobilização por valorização profissional e investimentos na educação de Santa Maria. O intuito da obra, além de registrar a história dessas três décadas, é projetar o futuro. “O sindicalismo vem se transformando nas últimas três décadas. O Sinprosm é uma mostra disso. Para onde iremos como movimento? Que papel a representação de professores deve assumir frente à situação que vive o país?”, reflete a coordenadora de Organização e Patrimônio, Martha Najar.

O lançamento acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 18 horas, na Praça Saldanha Marinho, como parte da programação do Santa Maria Vídeo e Cinema. A obra é uma produção da entidade com a Toca Audiovisual.