Sinprosm realiza plenária discutir criação da Secretaria dos Aposentados

A possibilidade está no estatuto do sindicato desde 2003, mas nunca foi colocada em prática. A coordenação do Sinprosm, então, decidiu dar um passo adiante: organizar uma plenária para adicionar pontos e discutir um regimento previamente elaborado pela professora Magda Alvarez, coordenadora de Professores Aposentados na entidade de classe. O regimento para a pasta será votado na próxima assembleia do sindicato, cuja data será divulgada em breve. Caso aprovado, o Sinprosm terá uma secretaria exclusiva para quem se aposentou.

Os objetivos, de acordo com o texto do regimento, são fortalecer a participação e a opinião dos professores aposentados, atuar na defesa junto aos órgãos públicos e privados, incentivar a sindicalização para que o segmento tenha uma expressiva representatividade nas ações sindicais e garantir a execução das políticas e ações sindicais definidas pelas instâncias de decisão do sindicato.

A plenária ocorreu na tarde desta quinta-feira (23) na sede do Sinprosm. Além de aperfeiçoarem o regulamento, as professoras e professores já agendaram um primeiro encontro e indicaram os membros para a secretaria. Além disso, foi feito um breve relato a respeito da plenária ocorrida no último sábado (18), que discutiu a possiblidade de que o IPE-Saúde venha a segurar os municipários santa-marienses. Para Clery Quinhones de Lima, professor aposentado eleito primeiro suplente da Coordenação, a criação da secretaria se justifica porque os aposentados são parte significativa do mundo sindical: “eu não posso me furtar de ser um colaborador. Para ter um sindicato, é preciso que o aposentado tenha voz e vez nas decisões da categoria”.

Os representantes eleitos são os seguintes:

– Teresinha Margarete Pugin

– Maria Helena Massoco

– Sirlei Fogaça

– Enedina Maria Martins Dornelles

– Cleuza Gündel de Brum

A suplência da Coordenação dos Professores Aposentados, hoje ocupada pela professora Magda Alvarez é representada por Clery Quinhones de Lima e Lélia Regina Toffoli dos Santos.

O texto do regimento pode ser lido aqui.