Sinprosm retoma assembleias presenciais em 22 de junho

Os professores municipais de Santa Maria terão seu primeiro encontro de classe presencial após mais de dois anos. O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria convoca a sua base para assembleia geral ordinária de prestação de contas para a próxima quarta-feira, 22 de junho de 2022, com primeira chamada às 18 horas, no auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Rua Professor Braga, 55).

Como pauta, haverá a prestação de contas do ano de 2021, em cumprimento ao estatuto da entidade, com apresentação da coordenadora de Finanças da gestão 2017/2021 e atual coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira.

A assessoria jurídica do Sinprosm, do escritório Wagner Advogados Associados, levará para apreciação da assembleia a proposta de uma nova ação judicial sobre o piso salarial nacional dos professores. Trará uma nova argumentação com base no último reajuste, assunto que já vem sendo tratado nas recentes visitas às escolas.

A luta contínua pelo terço da carga horária para atividades extraclasse, conforme determina a Lei do Piso Nacional, pode estar próximo de ter avanços. Está em formatação um projeto piloto para instituir a hora-atividade que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, deve ser iniciado no segundo semestre. A avaliação do projeto, com contribuições do Sinprosm, também está na pauta do encontro do dia 22, bem como outros pontos a serem propostos pelos sindicalizados presentes. “Temos um acúmulo de assuntos das últimas semanas e meses, importantes para os interesses da categoria no curto e médio prazo. Após dois anos, estamos voltando a debater tudo isso presencialmente, com todos os cuidados”, comenta Juliana Moreira.