Sinprosm solicita reunião com Pozzobom para tratar de reajuste salarial

A coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria encaminhou à administração municipal, na última quinta-feira (20), ofício solicitando agendamento de audiência. A pauta a ser tratada é a reposição salarial anual do funcionalismo, que tem data-base em março.

O documento registra que o piso salarial nacional do magistério, estabelecido pela Lei Federal n° 11.738 de 2008, teve aumento de 12,84% para 2020, passando a R$ 1,443,07 para os professores de nível e classe iniciais. O valor atualmente pago em Santa Maria ao profissionais desta categoria é de R$ 1.134, abaixo do piso nacional de 2019, que é de R$ 1.278,82. O sindicato lembra que essa defasagem em relação ao piso contribui para perdas salariais históricas da categoria. “Pozzobom está entrando em seu quarto ano de governo sem conceder aumento real sequer uma vez aos professores. Além disso, em 2019 a reposição da inflação foi parcelada. A valorização dos educadores não pode aparecer apenas nas peças publicitárias”, alerta a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical, Celma Pietczak.