Assembleia dos professores municipais será em frente ao Centro Administrativo

Esta quinta-feira (6) será decisiva para a campanha salarial do magistério municipal, com paralisação e assembleia geral extraordinária. Conforme decidido na assembleia realizada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria em 28 de junho, a categoria deverá encaminhar a construção de um movimento grevista.

A concentração será na Praça Saldanha Marinho a partir das 9 horas, onde a coordenação sindical estará credenciando os professores associados. Após deslocamento, em frente ao centro administrativo acontecerá a assembleia. Apenas professores sindicalizados até esta terça-feira (4) terão direito a voz e voto.

Cada vez mais escolas tem registrado adesão à paralisação, segundo a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira. “Não nos surpreende, levando em consideração o desrespeito e a desvalorização do prefeito Pozzobom e de seu governo com os professores. Até mesmo servidores de outras áreas tem entrado em contato conosco”, registra.

Esta será a quinta paralisação dos professores municipais em 2023. Não há, até o momento, indicação da Prefeitura sobre a revisão salarial do funcionalismo municipal, cuja data-base é março. O Sinprosm reivindica a equiparação do primeiro nível da carreira do magistério ao piso nacional, atualmente defasado em 60%. Emergencialmente, a reinvindicação é de 14,95%, índice semelhante ao aplicado pelo governo federal ao piso nacional em janeiro.