Paralisação dos professores municipais terá adesão superior a 80%

Nesta quinta-feira (6), a partir das 9 horas, novamente os professores municipais retornam à Praça Saldanha Marinho para reivindicar valorização salarial. Levantamento da coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria indica que mais de 80% da categoria estará paralisada total ou parcialmente.

Desde a assembleia do dia 28 de junho, quando foi definida a realização de paralisação com assembleia geral extraordinária para encaminhamento de um movimento grevista, um grupo de professores da ativa e aposentados têm percorrido as escolas com a coordenação nos três turnos para mobilização. “Estamos preparados para uma assembleia grande, com forte participação. O que temos ouvido nas escolas comprova que não há mais como suportar o desrespeito do governo Pozzobom”, garante a coordenadora de Educação Infantil, Deise da Silva.

CAMPANHA

Ainda em fevereiro, o Sinprosm começou a reivindicar junto à administração municipal o reajuste salarial com base no piso nacional anunciado em janeiro pelo Ministério da Educação. Emergencialmente, o índice almejado é de 14,95%, o que colocaria o nível 2 da carreira novamente no piso nacional. No nível 1, a defasagem atual é de 60%.

No final de abril, em reunião com a participação da comissão de educação da Câmara de Vereadores, o prefeito definiu que em junho seria definida a revisão salarial, em razão do índice de pessoal. Outras quatro paralisações ocorreram entre março e maio. Em junho, o Sinprosm encaminhou novamente ofício solicitando reunião, sem resposta até o momento. “Considerávamos até então que havia uma mesa de negociação. Este diálogo foi interrompido unilateralmente pelo Governo Pozzobom”, registra a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira.

LOGÍSTICA

A concentração será na área da Praça Saldanha Marinho próxima ao chafariz. A orientação é de que os professores sindicalizados busquem o credenciamento logo ao chegarem, evitando atrasos no andamento da assembleia. Haverá uma equipe organizada para esta demanda.

Após deslocamento pela Rua Venâncio Aires, a assembleia geral extraordinária será realizada em frente ao Centro Administrativo Municipal. Apenas professores credenciados terão voz e voto.

Em caso de instabilidade, o Clube Comercial é a alternativa para a realização da assembleia. “Estamos em um momento crucial na luta pelos direitos. Hoje é salário, amanhã poderão ser outras questões. Com certeza a chuva não afastará os professores”, reforça a coordenadora de Finanças Marta Hammel.

Texto e foto: Paulo André Dutra/Sinprosm