Diário de SM: Convite para escolas municipais participarem de celebração do Dia da Bandeira em quartel gera polêmica

Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) anunciou, na última sexta-feira (11), que iria protocolar uma representação à Promotoria Regional de Educação de Santa Maria contra a vereadora Roberta Leitão (Progressitas). O motivo seria o convite da parlamentar às escolas municipais para celebração do Dia da Bandeira no quartel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada no próximo sábado.

Sinprosm

O convite, segundo o sindicato, foi encaminhado no dia 8 de novembro aos e-mails institucionais das gestões escolares, oriundo de endereço eletrônico vinculado ao site pessoal da Roberta Leitão, assinado pela própria, solicitando confirmação da participação. Em nota, o Sindicato afirmou que o ato causou estranheza, tendo em vista a realização de manifestações por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no espaço e por partir da vereadora e não do comando do exército.

– Nós nos preocupamos porque nesse local estão ocorrendo manifestações de cunho político e ao nosso ver, antidemocráticas. Precisamos lembrar que os professores são funcionários públicos e os alunos menores de idade. Então, a gente considera que seria no mínimo inadequado, para não dizer que nós consideramos esse convite tendencioso, diante do posicionamento político da vereadora – destaca Juliana Moreira, coordenadora de Organização e Patrimônio do Sinprosm em entrevista a rádio CDN.

Juliana ressalta também que, ao participar, a comunidade escolar pode ter a sua imagem associada com essas manifestações. Por isso, o sindicato alerta as equipes diretivas sobre os riscos envolvidos.

– A gente não é contra a comemoração do Dia da Bandeira desde que ela seja organizada no contexto das escolas com as comunidades escolares, mas afastado desse tipo de manifestação – complementa.

O que diz a vereadora

A vereadora Roberta Leitão explica que o convite faz parte do seu projeto “200 anos da Independência”. Desde o início do ano a vereadora organizou um concurso cultural sobre a temática com as escolas e depois de conversar com o Comando do Exército decidiu convidar as que participaram para a formatura oficial do Dia da Bandeira.

A parlamentar ressalta que o evento vai ocorrer dentro do quartel e não em frente, onde são realizadas as manifestações. Para ela, a iniciativa do Sinprosm cerceia os direitos dos alunos da rede de participar de um ato solene e de aprenderem com quem realmente conhece os símbolos nacionais.

– A minha ideia sempre foi fazer essa interlocução trazendo o civismo e o patriotismo para a educação. Ano passado, algumas escolas já participaram e o que me choca e me causa uma profunda estranheza é a falta de cuidado e de tato para com os nossos adolescentes e crianças na educação de Santa Maria pelo Sinprosm. Eu fico decepcionada com um sindicato totalmente ideologizado e utilizado a serviço de um partidarismo. Quem confunde isso com associação às manifestações está dizendo que a formatura militar é um ato de protesto – comentou Roberta.

A vereadora afirma, também, que não vai parar e vai continuar convidando as escolas para eventos como esse. Ela espera que os professores e diretores tenham discernimento para não privarem os seus alunos de participarem.

– Reforço o meu convite às escolas, esse é um dia muito solene dentro dos quartéis e está sendo preparado, como sempre é feito em todos os anos, para receber os colégios e os estudantes que desejarem participar. Precisamos de mais amor ao Brasil e isso é formação de cidadania. Por isso acho um absurdo esse carnaval político e ideológico que estão fazendo com o meu convite que já estava programado há muito tempo e que farei no ano que vem novamente. Há muito tempo esse sindicato me persegue, assim como a ideologia a qual eles servem – relata.