Nota: Escolas convidadas para evento em meio a manifestações antidemocráticas
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria está protocolando, por meio da assessoria jurídica da FLS Advocacia, representação à Promotoria Regional de Educação de Santa Maria sobre convite da vereadora Roberta Leitão (PP) às escolas municipais para celebração do Dia da Bandeira no quartel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada no próximo dia 19.
 
O convite foi encaminhado no dia 8 de novembro aos e-mails institucionais das gestões escolares, oriundo de endereço eletrônico vinculado ao site pessoal da vereadora Roberta Leitão, assinado pela própria, solicitando confirmação da participação.
 
Causa estranheza que a vereadora encaminhe o convite para tal evento às escolas, sabendo da realização de manifestações notadamente antidemocráticas no espaço em frente à unidade militar. Qual objetivo de tal convite? Por que parte de uma vereadora, e não do comando da unidade? A mesma não teme envolver os alunos da rede municipal em manifestações políticas, ainda mais antidemocráticas? Ou mesmo abrir margem para que os próprios professores e professoras sejam prejudicados ao expor alunos, quase em sua totalidade menores de idade, tão próximos a tais manifestações?
 
Questões como essa devem ser esclarecidas por Roberta Leitão, sabidamente apoiadora do presidente derrotado nas urnas. Não deve haver margem para má interpretação em se tratando de iniciativas que envolvem instituições públicas tão importantes quanto escolas municipais e seus alunos, o Exército e o Legislativo.
 
O Sinprosm alerta as equipes diretivas sobre os riscos envolvidos nesta proposta irresponsável. Ensinamos nas escolas o respeito à Pátria, às instituições nacionais e aos valores que estas representam, devendo-se evitar ao máximo a proximidade com o golpismo.