Em 31 de agosto, professores municipais vão novamente às ruas por valorização salarial

* Texto e fotos: Paulo André Dutra/Sinprosm. Caricatura: Elias

Fechando o sexto mês de campanha salarial, há dois meses em Estado de Greve e há um mês em greve parcial, os professores municipais de Santa Maria paralisam novamente as atividades e vão às ruas para reivindicar o piso nacional da categoria. O ato será na quinta-feira (31), com concentração às 9 horas no largo ao lado do Centro Administrativo Municipal.

Esta será a sexta paralisação promovida pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria em 2023. Conforme aprovado na assembleia de 31 de julho, o ato marca o encerramento dos 30 dias da greve parcial conhecida como operação tartaruga. “Mais da metade das escolas tiveram horário reduzido, em algum momento, nos últimos 30 dias. Avaliamos que o saldo é positivo para o movimento, levando em consideração que estamos em uma campanha salarial iniciada em março”, entende a coordenadora de Organização e Patrimônio Juliana Moreira.

No último encontro entre governo e coordenação sindical, o prefeito Jorge Pozzobom estabeleceu o fechamento do quadrimestre fiscal, em 31 de agosto, como prazo para voltar a tratar do reajuste do funcionalismo. Porém, confirmou que o índice seria o mesmo aplicado ao piso nacional da categoria, 14,95%, ainda que não houvesse prazo ou forma da concessão do reajuste. Esta é a reivindicação emergencial do Sinprosm, considerando que a diferença do primeiro nível da carreira do magistério municipal ao piso nacional atualmente é de 60%. A data-base para a revisão salarial do funcionalismo municipal é em março.

“Vamos voltar à prefeitura no dia 31, em mais um grande ato, para cobrar o que foi dito à coordenação do sindicato, comissão de mobilização do estado de greve, vereadora Luci e a um grupo de professores aposentados que participaram da reunião. Só conversa não interessa à categoria, queremos ações concretas”, reforça a coordenadora de Finanças Marta Hammel.