Entrega de prêmios do 14º SMVC já tem data

* Tatiana Py Dutra/Padrinho Conteúdo e Assessoria

Demorou, mas em breve os troféus Vento Norte conquistados pelos vencedores e vencedoras do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) vão chegar às mãos de seus donos.

Na noite de 5 de maio, ocorre a entrega dos troféus da Mostra Sinprosm de Curta-Metragens de Santa Maria e Região. O evento será realizado no Old School Pub, em Santa Maria. E em 10 de maio, os realizadores e realizadoras premiados na Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros receberão seus troféus na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre.

O festival foi realizado entre os dias 20 e 24 de julho de 2021 – de forma online, em função da pandemia -, com 56 filmes selecionados participando das mostras competitivas. Conforme o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, a ideia original era fazer uma cerimônia presencial para a entrega dos prêmios no último trimestre do ano passado. Porém, o surgimento da variante Ômicron da Covid-19 tornou acabou retardando os planos.

“Também em função do julgamento da [boate] Kiss, que é uma causa que nos envolve a todos, não achamos adequado fazer naquele momento. Adiamos para agora, quando conseguimos ter as condições ideais para fazer uma pequena reunião e fazer o que não pode ser feito no festival”, comenta Ribas.

O Old School Pub, parceiro de ações vinculadas à cultura em Santa Maria, reservou a casa apenas para convidados e premiados nas primeiras duas horas de funcionamento. Será uma oportunidade para uma confraternização de quem faz audiovisual na cidade e na região.

“É um momento de congraçamento, confraternização. Vai ter esse clima de “Sobrevivemos, vamos retomar!”. A entrega dos troféus vai marcar que conseguimos sobreviver à pior fase, que estamos vivos. A cultura está viva para seguir cumprindo todos os seus papéis de transformação, na emancipação, ao dar voz para as pessoas”, valoriza Ribas.

20 anos de SMVC

No evento em Santa Maria, também será lançado o selo dos 20 anos do SMVC –  Marco que será celebrado este ano, com a 15ª edição do festival, que terá a Democracia como tema. O coordenador artístico do festival, Luiz Alberto Cassol, valoriza o histórico do festival como plataforma para debates e reflexões acerca da produção audiovisual desde que surgiu, em 2002.

“São 20 anos de trajetória, portanto, é um festival que se consolida. Nessa trajetória, o festival realizou 14 edições do SMVC, duas da Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria, uma Jornada Nacional de Cineclubes, dois encontros Ibero-Americanos de Cineclubes, e o Seminário Cineclubismo, Cinema e Educação. Isso além de dezenas de oficinas, palestras, debates, encontros com realizadores, realizadoras. É um evento inclusivo, cineclubista, que propõe o debate, que sempre esteve ligado em tudo o que estava acontecendo”, valoriza Cassol.

Coordenadora de Comunicação e curadora do SMVC, Alexandra Zanela afirma nutrir a expectativa de podermos comemorar os 20 anos do festival mais perto esse ano:

“Sinto saudade de ver os filmes na Praça Saldanha Marinho, de debater com os realizadores, de me emocionar com os homenageados. Quem sabe a pandemia nos dá uma trégua esse ano para termos essas sensações de volta?”.

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. O evento teve co-promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) e Diário de Santa Maria. A organização foi da Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo.

ENTREGA DE PRÊMIOS DO 14º SMVC

Mostra Sinprosm de Curta-Metragens de Santa Maria e região

Quando: 5 de maio, 19h30min

Onde: Old School Pub (Rua Cel. Niederauer, 1.613, Santa Maria)