Esclarecimento: atividades presenciais no retorno das férias
No dia em que grande parte da categoria retorna das merecidas férias, o Sinprosm recebeu diversos questionamentos sobre a realização de encontros presenciais no acolhimento aos professores em diferentes escolas.
O posicionamento do sindicato sobre atividades presenciais foi publicizado no dia 11 de fevereiro, diante da intenção da mantenedora em estabelecer o ensino híbrido na volta às aulas. Enquanto coordenação, entendemos ser um risco para toda a comunidade escolar que a educação promova aglomerações enquanto não há perspectiva de vacinação em massa.
Somado a isso, é necessário reafirmar que nossas escolas não estão preparadas para o modelo híbrido. Cabe ao poder público garantir toda a estrutura necessária para a adequação dos espaços aos protocolos sanitários preconizados pela OMS.
Não é lógico, portanto, a realização de reuniões presenciais nas escolas. O risco é o mesmo.
Convém lembrar que não há qualquer normativa da SMED orientando as escolas a promoverem tais encontros. As instruções normativas apresentadas ao Sinprosm e às direções escolares não estão publicadas. Trata-se, por enquanto, de uma proposta a ser discutida.
O assunto entrará na pauta da assembleia virtual do dia 24 de fevereiro. Vamos nos mobilizar para que nossos interesses sejam atendidos.
Consideramos fundamental, neste momento, a busca pelo diálogo. O que deve prevalecer é o bom senso.