Piso Salarial: Sinprosm protocola pedido de agendamento para nova reunião com a prefeitura

Foto: Imagem registrada da última reunião ocorrida entre o sindicato e a prefeitura em junho deste ano.

O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) encaminhou na tarde da última terça-feira (18 de julho) um ofício solicitando agendamento para nova reunião com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) a fim de seguir nas tratativas a respeito do pagamento do piso salarial aos professores municipais.

A última reunião realizada com o líder do executivo ocorreu no dia 8 de junho e contou com a participação de representantes do legislativo e da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Em abril deste ano, a prefeitura anunciou um reajuste salarial de 6,29%, o que frustrou a categoria que esperava o percentual de 15% como forma de equiparação com o Piso Nacional do Magistério. Com a incorporação na matriz salarial do valor acima, que apenas representou a reposição da inflação do período, o índice atual necessário para fazer cumprir a lei é de 8,20%. Anteriormente havia uma forte expectativa de que o prefeito desse o primeiro passo na direção de cumprir o compromisso estabelecido (ainda durante sua campanha) com os professores de Santa Maria.

Como justificativa para não atender minimamente a pauta, o executivo afirmou que está realizando um estudo do impacto que representaria para as contas do poder municipal o pagamento do piso nacional – ou de qualquer índice – na folha dos docentes. A prefeitura alegou que precisa fechar as contas do semestre para ter o real impacto dos valores, a fim de não ultrapassar os limites legais impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal com a folha dos servidores municipais. Esse estudo, de acordo com o executivo, estaria pronto “em breve”, conforme sinalizado em junho, e o sindicato seria novamente chamado pelo prefeito para nova discussão a respeito do pagamento do piso até o final de julho.

Diante da proximidade da data apontada pelo prefeito, o Sinprosm decidiu encaminhar o ofício solicitando agendamento para a nova reunião. Após protocolar o ofício, o sindicato aguarda a resposta oficial da prefeitura.

Acesse aqui o ofício de solicitação de agendamento de reunião.