Sinprosm convoca para assembleia extraordinária na segunda-feira (31)

Seguindo as decisões da assembleia realizada em 6 de julho durante ato em frente ao Centro Administrativo, na próxima segunda-feira (31) os professores municipais têm encontro marcado. A assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria será no salão de atos do Colégio Manoel Ribas com primeira chamada às 16 horas.

A categoria deve discutir a campanha salarial. Em Estado de Greve há quase um mês, há o compromisso extraoficial do prefeito Jorge Pozzobom em conceder reajuste de 14,95%, índice reivindicado emergencialmente pela entidade. A afirmação veio na reunião entre a coordenação sindical e chefe do Executivo em 19 de julho, porém condicionada ao fechamento do segundo quadrimestre fiscal, no final de agosto.

“O prefeito garantiu à coordenação, na presença da vereadora Luci e de um grupo de colegas aposentados. E reafirmou, quando provocado. Mesmo assim, enquanto não houver projeto de lei na Câmara, não há nada garantido e a campanha salarial continua. Precisamos discutir na assembleia como nos mobilizaremos daqui para frente”, resume a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira.

MOBILIZAÇÃO

Além da assembleia, o dia 31/7 será marcado por atividades promovidas pelas escolas em diferentes regiões como parte das ações do Estado de Greve. O objetivo é esclarecer às comunidades escolares quais as motivações da campanha salarial e das cinco paralisações realizadas durante o ano. O Sinprosm disponibilizou material impresso para as escolas trabalharem na data.

A data-base do funcionalismo municipal é março, porém não há nada encaminhado pelo Executivo até o momento. O salário básico dos professores está 60% defasado em relação ao piso nacional, este reajustado em 14,95% para 2023.