Sinprosm destina produtos a vítimas da enchente

Texto: Paulo André Dutra/Sinprosm. Fotos: Divulgação

Desde o início do difícil período enfrentado pelo município após as chuvas do final de abril e início de maio, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria tem procurado contribuir de diferentes formas com a Defesa Civil e as escolas que tiveram suas comunidades afetadas pela tragédia climática.

Na retomada das atividades presenciais após o pico das precipitações, em 6 de maio, o Sinprosm passou a ser ponto de coleta de donativos, principalmente de seus associados, a quem foi solicitado prioridade para cobertores, fraldas e produtos de limpeza e higiene pessoal. Assim que os materiais chegavam, iam sendo encaminhados à Defesa Civil no Centro Desportivo Municipal e Igreja Santa Catarina. Três entregas foram realizadas nestes locais desde o dia 8 de maio.

Paralelamente, a coordenação sindical encaminhou e-mail às escolas colocando-se à disposição para adquirir produtos que estivessem sendo necessários emergencialmente para famílias e funcionários, em apoio a iniciativas que as direções estivessem conduzindo nas comunidades. Com recursos próprios e o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, que abriu mão da mensalidade de maio após sugestão da coordenação, o Sinprosm comprou diferentes materiais e os entregou às escolas que responderam à comunicação anterior.

No total, a entidade aportou R$ 6.400, distribuídos da seguinte forma:

– R$ 1.988 em 71 cobertores;

– R$ 550 em 10 kits de equipamentos de limpeza com balde, vassoura, rodo e panos de chão;

– R$ 1.710 em 29 pacotes de fraldas infantis;

– R$ 660 em material escolar;

– R$ 1.500 em produtos de limpeza e de higiene pessoal, como detergente, água sanitária e absorventes íntimos.

Segundo a coordenadora de Finanças, Marta Hammel, houve extensa pesquisa de preços para que os valores disponíveis fossem revertidos no maior volume de produtos possível. “Encaminhamos praticamente tudo o que nos foi solicitado pelas escolas. Os professores estão na linha de frente da relação do poder público com a comunidade, com um papel muito importante no acolhimento às famílias atingidas. Ninguém sabe mais sobre esta realidade do que os professores”, reforça.

Destaca-se o apoio da CNTE, a participação da assessoria jurídica da FLS Advocacia na arrecadação de donativos, as empresas que facilitaram a compra e a participação das professoras aposentadas. “O grande volume de produtos de limpeza, de higiene pessoal e de cobertores entregues à Defesa Civil pelo sindicato veio das aposentadas que frequentam o espaço de convivência, sempre ativas nas iniciativas do Sinprosm”, comenta a coordenadora de Professores Aposentados, Vera do Monte.

Além disso, um aulão solidário de Ritmos, com a professora Amanda Silveira, arrecadou donativos no dia 11 de maio também no espaço de convivência. A arrecadação foi encaminhada a famílias abrigadas na sede da Abamf.