Sinprosm entrega ao Gabinete do Prefeito cartas de reivindicação produzidas por escolas municipais

Foi logo após o Ato Público dos Professores Municipais, ocorrido no final da tarde desta quarta-feira (1º de abril) na Praça Saldanha Marinho, em frente ao prédio da SUCV, que sedia o Gabinete do Prefeito. A manifestação, que havia sido deliberada na última assembleia do sindicato, reuniu 36 cartas escritas por professores das escolas municipais – a rede tem 77 estabelecimentos de educação – e endereçadas ao prefeito Cezar Schirmer. As mensagens estavam fixadas em um mural disponível para que os passantes pudessem ler. Entre as demandas mais recorrentes, estavam o reajuste salarial de acordo com a atualização do Piso Nacional do Magistério, a possibilidade de reuniões pedagógicas durante o turno de trabalho, um plano de saúde compatível com os salários, a contratação imediata de professores e melhores condições de infraestrutura nos prédios escolares, entre outras demandas.

Após a fala dos sindicalistas e de membros da categoria, que solicitaram diversas vezes que um representante do executivo descesse e recebesse os manifestantes, decidiu-se organizar a entrada de uma comissão sindical que entregasse as cartas de reivindicações à prefeitura. Quem atendeu os sindicalistas foi o Chefe de Gabinete Ony Lacerda da Silva. Cezar Schirmer não pode receber o sindicato: o prefeito acompanhou o governador José Ivo Sartori, que estava em Santa Maria, em sua volta a Porto Alegre.

O Chefe de Gabinete prometeu que Schirmer receberá o Sinprosm dentro do menor tempo possível. O sindicato tem enviado ofícios solicitando reuniões pelo menos desde o último encontro, que objetivava tratar apenas do plano de saúde dos professores e municipários, ainda na primeira semana de janeiro. Até agora não houve resposta.