Sinprosm reúne representantes sindicais na quinta-feira (18)

Construir a próxima paralisação dos professores municipais de Santa Maria consta como pauta única da assembleia de representantes sindicais marcada pela coordenação do Sinprosm para a próxima quinta-feira (18). A reunião acontece de forma virtual, às 18h30min, em link a ser divulgado posteriormente.

A assembleia geral de 19 de abril definiu um calendário com três paralisações: 26 de abril, 9 e 25 de maio, de forma a manter a categoria mobilizada até junho, prazo apontado pelo Governo Pozzobom para o encaminhamento do reajuste salarial. “Contando com o ato de 22 de março, tivemos mobilizações muito fortes nesta campanha salarial. A coordenação tem discutido regularmente com os representantes as estratégias das paralisações, o que tem dado resultados muito positivos. A categoria tem se mostrado unida na luta por valorização, que em Santa Maria continua só na conversa”, relata a coordenadora Juliana Moreira, de Organização e Patrimônio.

Previsto em estatuto, o Conselho de Representantes visa ampliar a participação da categoria a partir dos locais de trabalho. O grupo de professores de cada escola deve indicar um representante, eleito por voto direto ou consenso, para ser um elo entre a entidade sindical e os colegas.

Os professores municipais reivindicam a equiparação do salário básico da categoria ao piso nacional, hoje 60% defasado. Emergencialmente, o índice proposto é de 14,95%, mesmo reajuste do piso nacional em 2023. A garantia da hora-atividade de um terço da jornada de trabalho, conforme previsto na Lei do Piso Nacional, também faz parte da pauta de lutas da categoria.