Diário de SM: Divulgados os filmes selecionados para o 15º SMVC

A organização da 15ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), comemorativa aos 20 anos do festival, divulgou na tarde de segunda-feira, 21, a relação com os filmes selecionados para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. Foram 24 inscritos e 10 selecionados.O júri oficial, a ser anunciado em breve, fará a escolha e a entrega do Troféu Vento Norte nas seguintes categorias: melhor curta, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro, melhor direção fotografia, melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor desenho de som e menções honrosas, quando houver. A Mostra local ocorre no dia 30 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Os troféus Clayton Coelho, Luiz Roese, Isadora Viana Costa e Lanterninha Aurélio, definidos pela organização do SMVC, serão entregues na etapa nacional, em março de 2023, sendo escolhidos entre os curtas-metragens selecionados de Santa Maria e do restante do país.

O formato do SMVC neste ano será diferente: a mostra local ocorre no dia 30 de novembro, no Centro de Convenções da UFSM, e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados. O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade.

Confira os selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens de Santa Maria e região

A Intenção da Noite – Direção: Fabrício Koltermann (Ficção – 19min)

• Sinopse: O mundo é dos espertos.

A Transmissão 01 – Direção: Mário Finard (Ficção – 6min)

• Sinopse: Ao investigar uma casa abandonada, uma repórter cinematográfica acaba se deparando com muito mais do que apenas mais um vídeo para os seus seguidores.

Casa das Lembranças – Direção: Cândice Lorenzoni (Ficção – 11min)

• Sinopse: A casa onde habitam memórias. Abrigo da solidão, de segredos e sonhos. Mulheres que esperam. Histórias que costuram o tempo.

Esporas – Direção: Marcos Amaral de Oliveira (Ficção – 09min)

• Sinopse: “Esporas” é um trabalho de dança e audiovisual que aborda a manutenção das masculinidades no contexto da cultura tradicional gaúcha. Em uma mangueira, dois homens entram em confronto, tentando subjugar um ao outro. Qual deles será o vencedor?

Gumersindo Saraiva – A última batalha – Direção: Ricardo Ritzel e Rubens Fabricio Anzolin (Documentário – 20min)

• Sinopse: Uma cavalgada percorre o ate então desconhecido trajeto do Estado-Maior Federalista levando o corpo do general Gumersindo Saraiva, entre o local que foi ferido mortalmente e seu primeiro sepultamento, e resgata a participação do mais famoso general maragato na Revolução de 1893 e sua luta contra a ditadura castilhista.

Me dá um Dinheiro Aí –  Direção: Eduardo Moura (Documentário, 20min)

• Sinopse: Produzido em quarentena, o documentário apresenta argumentos sobre a sustentabilidade do carnaval interiorano, dissertando sobre entraves e soluções à folia e sua valorização como uma plataforma de ampla visibilidade e um produto que pode movimentar a economia local.

Te vejo em um Minuto – Direção: Lúcio Hiko (Ficção – 11min)

• Sinopse: Após um dia de trabalho Alex e Alice saem para ir ao cinema, mas no caminho se desencontram e tem início a jornada de Alex a procura onde ele entra nos devaneios e começa a duvidar da própria realidade.

Tempos de Peste – Direção: Marcos Borba (Documentário – 17min)

• Sinopse: Os tempos de peste rondam a história da humanidade. A espiral histórica prova que um século não é capaz de transformar a sociedade. Descrença, intolerância e desigualdades estão presentes no surto de peste bubônica que ocorreu em Santa Maria na década de 1910 e na pandemia do novo coronavírus que surge em 2020.

Terras de Athanásio – Um ensaio sobre a Comunidade Quilombola Passo dos Brum – Direção: Gelton Quadros (Documentário – 25min)

• Sinopse: De onde viemos?

Verônica – Direção: Heitor Leal (Documentário – 20min)

• Sinopse: Mãe para muitas meninas, divertida e empreendedora, encontrou nas próprias vivências uma maneira de ajudar outras mulheres que chegavam em Santa Maria e que também enfrentavam o preconceito diariamente. Com sua visão e mão na massa criou um dos poucos alojamentos para mulheres trans do país, espaço de acolhimento e abrigo, um lar.